terça-feira, 24 de dezembro de 2013

PROFESSOR EUGENIO FERRAZ ENTREGA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DENÚNCIA CONTRA O DESCASO NA SAÚDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, ESTADO DO PARÁ

À Excelentíssima  Drª Carmem Burle da Mota
Promotora de Justiça Cível da Comarca de Castanhal
Ministério Público (MP)
Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 2638
Castanhal – Pará.

 
        Amparado na Carta da República de 1988, Artigo 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” é que solicito de Vossa Excelência providências urgentes e eficazes, dentro da lei, a fim de dar um basta no descaso da saúde pública (SUS – Sistema Único de Saúde) no município de Castanhal, Estado do Pará.
        O problema é generalizado, desumano e vem ocorrendo corriqueiramente com inúmeras pessoas no município de um modo geral, fato este que pode ser facilmente comprovado. Mas vou relatar agora apenas um exemplo que está ocorrendo comigo.
        No dia 21 de Novembro de 2013 estive no Posto de Saúde da Família (localizado no Bairro Nova Olinda - Santa Helena - nesta cidade) e fui atendido pela Médica Clínica Geral Drª Lorena L. Aguiar (CRM: 10848), que fez um encaminhamento para o Médico Oftalmologista (segue cópia em anexo, documento nº 01). Então no mesmo Posto de Saúde a funcionária atendente fez as anotações devidas e agendou para eu retornar no dia 03-12-2013, ou seja, doze dias após para saber onde seria realizado o atendimento oftalmológico. No dia 03-12-2013 retornei ao Posto de Saúde da Família do Santa Helena e fui informado pela funcionária atendente que a Central onde marca os exames (UBS – Unidade Básica de Saúde) ainda não tinha dado nenhuma resposta à solicitação e que era para eu retornar novamente no dia 10-12-2013, isto é, sete dias depois. Então no dia 10-12-2013 eu retornei mais uma vez ao Posto de Saúde da Família do Santa Helena e a funcionária atendente tornou a me dizer que a Central ainda não havia fornecido nenhuma resposta ao pedido e que era para eu retornar no dia 17-12-2013, ou seja, após sete dias.  No dia 17-12-2013 retornei e a funcionária atendente me falou que ainda não tinha recebido nenhuma resposta da Central e que era para eu retornar na Sexta-Feira, dia 20-12-2013, isto é, após três dias.
        Paralelamente a estas inúmeras idas e vindas ao Posto de Saúde do Santa Helena escrevi uma Carta (13-12-2013, que foi protocolada em 16-12-2013) ao Excelentíssimo Secretário Municipal de Saúde Dr. Milton Campos (que é Advogado e também é Vice-Prefeito Municipal) reclamando do descaso da Saúde Pública (segue cópia em anexo, documento nº 02). Também redigi uma Carta no dia 16-12-2013 (segue cópia em anexo, documento nº 03) como cidadão e Suplente de Vereador (Partido Verde – PV) deste município ao Excelentíssimo Presidente da Câmara Municipal de Castanhal Vereador Ronilson Sena e aos demais 20 Vereadores relatando o meu problema e, ao mesmo tempo, denunciando o descaso da saúde pública no município. Esta Carta foi protocolada no dia 16-12-2013, na Câmara Municipal sob o nº 649/2013.
        No dia 18-12-2013, pela manhã, estive na sede da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de falar com a Ouvidora Srª Helen, que me atendeu e explicou que esteve na Central da UBS e verificou que o meu encaminhamento não estava ainda no sistema, mas apenas em um papel enviado pelo Posto de Saúde do Santa Helena. Porém o exame com o Médico Oftalmologista Dr. Anderson Fayal (Clínica dos Olhos Drª Cynthia Charone) já está marcado e etiquetado (aut: 80337) para o dia 23-12-2013, às 12:00 horas.
        Na Segunda-Feira, dia 23-12-2013, às 12:00 horas compareci na Clínica dos Olhos Drª Cynthia Charone (Av. Barão do Rio Branco, nº 1208, Centro, Castanhal, Pará) e falei com a atendente Srª Jéssica Cristina, que logo foi me informando que o Dr. Anderson Fayal esteve na clínica das 7:30 horas até às 11:00 horas, quando foi para a cidade de Belém. Mas que o meu exame ficará para o dia 08-01-2014, ou seja, após dezesseis dias. Também a atendente acrescentou que o problema ocorreu devido ao fato da Central da UBS não ter enviado a listagem de todos os pacientes com três horários diferentes, ou seja: 7:00 h, 11:00 h e 12:00 horas, mas somente constava na listagem apenas 12:00 horas e com um total de dezesseis pacientes. Então eu solicitei uma Declaração de Comparecimento em 23-12-2013, às 12:00horas (segue cópia em anexo, documento nº  04) e com a remarcação da nova consulta para o dia 08-01-2013, às 07:00 horas, cuja declaração foi assinada pela Drª Cynthia Charone (CRM 5348-PA).
        Após sair da Clínica dos Olhos me dirigi pessoalmente até a sede do Ministério Público onde fui atendido (às 12:30 horas)  pelo Sr. Franciorles Viana, Oficial de Promotoria de Justiça. Relatei resumidamente a minha história devido ao descaso da saúde pública no município de Castanhal. Ele me orientou a fazer um documento relatando e anexando documentos sobre toda a situação que estou vivendo dirigido para a Promotoria de Justiça Cível.
        Diante da situação relatada solicito de Vossa Excelência que adote as medidas legais cabíveis, porque clama por Justiça! 
        Aguardo resposta.
                                          
Castanhal, Pará, 24 de Dezembro de 2013.
              
Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Cartão Nacional de Saúde nº 898 0000 3873 6073 (SUS)
Suplente de Vereador - Partido Verde (PV)
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor 
E-mail: ebcferraz@hotmail.com
 Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com



domingo, 22 de dezembro de 2013

UM DOS ÚLTIMOS ESCRITOS DE CHICO MENDES POUCO TEMPO ANTES DE SER ASSASSINADO NO DIA 22 DE DEZEMBRO DE 1988.

        “O Partido Verde (PV) é hoje uma força alternativa que se soma ao lado de outros grupos comprometidos com uma das causas mais importantes do Brasil que é a luta ecológica.
        O PV preenche um espaço político muito importante que os outros partidos de forma irresponsável não souberam aproveitar
        O PV cresce assustadoramente em cima deste espaço. Agora ele precisa saber conviver com esse crescimento, de modo que num futuro próximo ele não corra o risco de se deixar infiltrar-se e dominar-se por correntes ideológicas que nada tem a ver com nossos objetivos pretendidos.
        Estabelecer o poder das bases e lutar por uma sociedade fraterna deve ser o objetivo do PV. Fora disso será um partido tradicional igualmente a outros.

Chico Mendes – Acre”

========================================================
        Eu consegui a cópia deste escrito em uma das várias vezes que estive em Xapuri, Estado do Acre, em 1991. Em Junho de 1992, a convite do meu saudoso tio Padre Antônio Melo Costa (Padre Melo), eu me mudei da cidade de Itapetinga, Estado da Bahia (presidi o Diretório Municipal do Partido Verde de 1990 até 1992) e passei a residir em Castanhal, Estado do Pará. Depois publiquei a cópia deste escrito na cidade de Castanhal, Pará, em 30 de Janeiro de 1993, no Capítulo XII – Anexos: Documentos de n° 1 ao nº 68, da Monografia de minha autoria “MEMORIAL: É PRECISO SER PARA VENCER”, no trabalho final apresentado para obtenção dos créditos da disciplina Pressupostos Filosóficos da Prática Educacional, do Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior - Universidade Federal do Pará (UFPA). Nesta disciplina obtive o Conceito Excelente. E ao término de todas as sete disciplinas do Curso obtive o Conceito Global Excelente.
        Portanto, antes de ser assassinado em 22 de Dezembro de 1988 Chico Mendes já estava filiado ao Partido Verde (PV).
        A Lei nº 12.892 de 12-12-2013 (resultante do PL – 3341/2012 de autoria da Deputada Federal Janete Capiberibe - PSB do Amapá, que foi amplamente aprovado pelo Congresso Nacional) declara o ambientalista Chico Mendes como Patrono do Meio Ambiente Brasileiro. Uma justa homenagem em memória do líder seringueiro e ecologista que neste dia 22-12-2013 completa 25 anos do seu assassinato!

Castanhal, Pará, 22 de Dezembro de 2013.

Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
- Especialista em Educação diplomado pela UFPA - Escritor.
Suplente de Vereador - Partido Verde.
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com
E-mail: ebcferraz@hotmail.com



25 ANOS DO ASSASSINATO DO NOSSO AMIGO CORRELIGIONÁRIO DO PARTIDO VERDE (PV) ECOLOGISTA CHICO MENDES, PATRONO DO MEIO AMBIENTE BRASILEIRO!


ANTES E DEPOIS DE CHICO MENDES

        A história mundial da ecologia foi dividida em duas partes: antes e depois de Chico Mendes. Por isso é que o Estado do Acre é considerado como a Capital Mundial da Ecologia.
        Francisco Alves Mendes Filho nasceu no dia 15 de Dezembro de 1944, no Seringal Porto Rico, município de Xapurí, Acre. Portanto, nasceu e viveu em um dos estados mais isolados e esquecidos do Brasil, região de exuberantes florestas, seringais, castanhais, rios, índios, povos da floresta. Surgiu em um lugar simples para cumprir uma missão importantíssima neste final de século e milênio: mostrar ao mundo inteiro que não se pode mais continuar destruindo as últimas florestas do Planeta com os seus respectivos habitantes e que ela utilizada racionalmente rende mais, em todos os aspectos, do que a sua devastação. A maior justificativa que os fazendeiros (principalmente os vindos de outros estados do país) davam para realizarem as derrubadas das florestas era que o gado precisava de pastos, pois rendia mais que a floresta, sendo muito importante para o desenvolvimento do Estado. O Chico Mendes com a sua sabedoria de homem da floresta, onde aprendeu muitas coisas ensinadas pela maior e melhor escola do Planeta Terra, a Natureza, logo descobriu e provou que a floresta não era impedimento para o desenvolvimento econômico, pois em um mundo carente de alimentos e matéria prima, utilizando-se a floresta e seus recursos de uma forma ecológica, as pessoas obteriam mais renda e benefícios do que com a criação de gado no sistema ora utilizado. As florestas do Acre são muito ricas em seringueiras, castanheiras, pupunha, açaí, cupuaçu, madeiras de lei, peixe, caça. Estes produtos utilizados de uma forma ecológica podem transformar o Acre em um dos estados mais ricos do país. Porém, para os destruidores da floresta, um homem como Chico Mendes não poderia continuar vivo, porque seria uma ameaça constante aos falsos argumentos para a derrubada da floresta.
        No dia 22 de Dezembro de 1988, há 3( três) anos, o Chico Mendes teve de desencarnar deste Planeta, visto que os inimigos da natureza não puderam acabar com as suas idéias, optaram pela violência pensando que o destruiria. O que aconteceu foi o contrario: Chico Mendes se multiplicou em cada um de nós no mundo inteiro, que acredita e luta pela defesa da vida em todas as suas dimensões, pela ecologia e pelo verde.
        Que esta data de 22 de Dezembro sirva para fazermos uma reflexão em nossas vidas e aprender com o exemplo do Chico, que as maiores e melhores lições quem ensina é a natureza.

Rio Branco, Acre, 22 de Dezembro de 1991.

Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
(O autor é Presidente do Diretório Municipal do Partido Verde
do município de Itapetinga – Bahia)
========================================================
Observação: Este artigo foi publicado pela primeira vez no Jornal A GAZETA (Ano VII, nº 1902, Rio Branco, Acre, Domingo, 22 de Dezembro de 1991, na página 3). Nessa página além do meu artigo também foi publicado  “Lembranças de Xapuri” (reproduzido do Jornal Folha de São Paulo), de autoria do Dr. Márcio Thomaz Bastos, então com 55 anos de idade, Advogado Criminal e ex-Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que atuou como Assistente de Acusação no julgamento dos assassinos de Chico Mendes. Eu tinha 30 anos de idade e nesta data de 22-12-1991 estava na cidade de Xapuri, Acre, onde participei, pela manhã, na Igreja Católica, de uma Santa Missa Solene em sufrágio da alma de Chico Mendes pelos três anos do seu falecimento; depois saída em procissão para visitação coletiva ao túmulo no cemitério. No final da tarde e início da noite, em frente da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri foi colocado um caminhão e a sua carroceria serviu de palanque onde aconteceu um ato público relembrando a História Ecológica e Política de Chico Mendes. Foi um acontecimento muito emocionante e com presença de uma grande multidão de pessoas. Eu fui o único representante do Partido Verde (PV) vindo de fora da Região Norte do Brasil presente nessa ocasião. Ressalto que quando Chico Mendes foi assassinado aos 44 anos de idade ele já tinha assinado a Ficha de Filiação ao Partido Verde (PV). Fui muito bem recebido e tratado pelos amigos correligionários do PV do Acre. Muito agradecido!
        Este artigo igualmente está no Capítulo 04, do livro de minha autoria CAMINHANDO COM O POVO, 1ª edição 2002 e 2ª edição 2003, lançado em Castanhal, Pará.
        A Lei nº 12.892 de 12-12-2013 (resultante do PL – 3341/2012 de autoria da Deputada Federal Janete Capiberibe - PSB do Amapá, que foi amplamente aprovado pelo Congresso Nacional) declara o ambientalista Chico Mendes como Patrono do Meio Ambiente Brasileiro. Uma justa homenagem em memória do líder seringueiro e ecologista que neste dia 22-12-2013 completa 25 anos do seu assassinato!
        Que Jesus Cristo ilumine todo o povo do Brasil para que realmente preserve e proteja o meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações! Viva Chico Mendes! Viva o Patrono do Meio Ambiente Brasileiro! Viva a Pátria Brasileira!
  
Castanhal, Pará, 22 de Dezembro de 2013.

Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
- Especialista em Educação diplomado pela UFPA - Escritor.
Suplente de Vereador - Partido Verde.
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com
E-mail: ebcferraz@hotmail.com

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

PROFESSOR EUGENIO FERRAZ ENTREGA CARTA AOS VEREADORES DENUNCIANDO DESCASO NA SAÚDE PÚBLICA EM CASTANHAL, PARÁ

P A R T I D O    V E R D E  -  PV 43
E-mail:  partidoverdecastanhal43@gmail.com
Blog:  http://partidoverdecastanhal.blogspot.com

Castanhal, Pará, 16 de Dezembro de 2013.


Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castanhal
Vereador Ronilson Correa de Sena.
E demais Vereadores: Nivan Noronha, Raimundo Gadelha, Dr. José Soares, Professor Rosimar, Celso Saliba, Edivan Damasceno, José Arlêdo, Anacleto Câmara, Idalmir Rodrigues, Juarez Salviano, Wilson Matos, Francisco Chagas, Pedro Brasil, Sérgio Leal, Miguel Oliveira, Srª Luciana Castanheira, Srª Maria Izabel, Srª Vânia Nascimento, Srª Regina Abreu e Srª Maria de Jesus.
  
        Prezados Senhores e Senhoras,
  
        Estou enviando para Vossas Excelências, legítimos representantes do povo do município de Castanhal, Estado do Pará, em anexo, o seguinte texto de minha autoria:

        LEGALIZAÇÃO DA DROGA NÃO É SOLUÇÃO! (12-12-2013).

        Também seguem, em anexo, cópia da Carta (13-12-2013) de minha autoria, que enviei ao Exmº Secretário de Saúde do Município de Castanhal Dr. Milton Campos reclamando da precariedade do atendimento no Posto de Saúde da Família do Santa Helena - SUS (Sistema Único de Saúde) no município de Castanhal, Pará.
        Agradeço antecipadamente a atenção de Vossas Excelências e coloco-me a disposição para colaborar naquilo que estiver ao meu alcance.

Atenciosamente,
  
Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Suplente de Vereador - Partido Verde (PV)
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor

E-mail: ebcferraz@hotmail.com
 Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com
 ========================================================
Castanhal, Pará, 13 de Dezembro de 2013.

Ao Excelentíssimo Secretário Municipal de Saúde
Dr. Milton Campos
Castanhal – Pará.

        Prezado Secretário:

        No dia 21 de Novembro de 2013 fui atendido no Posto de Saúde da Família (P. S. F.) do Santa Helena, no Bairro Nova Olinda, nesta cidade, em uma consulta com uma Médica Clínica Geral que fez um encaminhamento para o Oftalmologista (segue cópia em anexo). Então uma funcionária do citado Posto de Saúde do Santa Helena agendou para eu retornar no dia 03-12-2013, ou seja, doze dias depois a fim de saber onde eu deveria ser atendido pelo Oftalmologista. Retornei ao Posto de Saúde do Santa Helena no dia 03-12-2013 e fui informado que a Central onde marca os exames ainda não havia dado resposta à solicitação e que era para eu retornar no dia 10-12-2013, isto é, sete dias depois. Então no dia 10-12-2013 retornei mais uma vez ao Posto de Saúde do Santa Helena e fui informado que ainda não tinha chegado a resposta da Central responsável pelo agendamento do citado exame e que era para eu retornar no dia 17-12-2013, ou seja, sete dias depois. Perguntei para as funcionárias do Posto em tela por que esta dificuldade para marcar um simples exame com um Oftalmologista e elas disseram que isso é assim rotineiramente. Também fui informado por alguns moradores do bairro que as dificuldades para obter êxito em certos tipos de atendimento médico são enormes que em alguns casos as pessoas até desistem e ficam em casa “curtindo” a doença!! Porém outras pessoas em desespero diante da situação fazem dívidas, sacrifícios e buscam atendimento particular, quer dizer, pagam duas vezes porque o SUS já é mantido através dos impostos e taxas cobradas dos trabalhadores pelo governo!
        Portanto, na realidade o Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso município de Castanhal não está funcionando bem. Infelizmente está muito diferente das propagandas e entrevistas que tenho visto nos meios de comunicação social.
        Agradeço atenção de Vossa Excelência e aguardo resposta.

Atenciosamente,
  
Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
Cartão Nacional de Saúde nº 898 0000 3873 6073 (SUS)

- Especialista em Educação diplomado pela UFPA - Escritor.
Suplente de Vereador - Partido Verde.
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com
E-mail: ebcferraz@hotmail.com         


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

LEGALIZAÇÃO DA DROGA NÃO É SOLUÇÃO!

        O Presidente Pepe Mujica assumiu a Presidência do Uruguai em 2010 e ele trabalhou para legalizar o aborto provocado, assassinato de crianças inocentes na barriga de suas mães, com financiamento público e sem punição. E conseguiu maioria dos Deputados e Senadores para aprovar o projeto, que foi sancionado por ele e virou lei. Agora no mês de dezembro de 2013 novamente conseguiu influenciar a Câmara dos Deputados e o Senado Federal que aprovaram uma lei legalizando a produção, a venda e uso da droga alucinógena popularmente conhecida como maconha. As pesquisas feitas no Uruguai apontam que a maioria do povo (dois terços) é contra aprovação do aborto e, também, da maconha. Após a legalização da maconha (palavra de origem da língua banta dos bundos ou ambundos de Angola, na África), o consumo vai aumentar como já aconteceu em outros países, porque será permitido plantar e vender a cannabis sativa (nome científico da planta herbácea da família das canabidáceas originária da Ásia Central). Outra coisa muito grave para o Brasil é que tem fronteira do Estado do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Além disso, tem a costa do Oceano Atlântico que faz uma ligação direta de comunicação e transporte; igualmente há linhas aéreas. O tráfico da droga vai aumentar em direção ao Brasil, ocasionando problemas de saúde, segurança pública e aumento do número de dependentes químicos e da população carcerária devido aos crimes associados! Por exemplo, a droga crack (substância derivada da cocaína) tem sido usada misturada na maconha pra ser fumada e causa um mal terrível. Do ponto de vista ecológico vai haver mais desmatamentos para aumentar a monocultura da maconha, que não é uma planta nativa da América Latina. Não adianta o Presidente Mujica ter um perfil de pobreza e simplicidade, se declarar um ateu (não acredita em Deus), pois está causando prejuízos incalculáveis (matança de crianças inocentes) e aumento do consumo de droga, inclusive para outros países. Enfim, o total do prejuízo contabilizado representará um valor tão alto que equivale, comparativamente, ao salário desse Presidente Mujica ser o mais alto do mundo, ou seja, o Pepe Mujica é um político falso e enganador! Outro fato curioso é que ele também é ex-colega guerrilheiro e ideológico da Presidenta Dilma Roussef, que se orgulham de terem lutado pela liberdade e contra as ditaduras. Mas ironicamente em nenhum dos documentos dos guerrilheiros dessa época aparece as palavras democracia ou redemocratização, mas sim expressões como, por exemplo, implantação de uma ditadura do proletariado a qualquer custo!
        O Governo do Uruguai deveria investir mais em saúde, assistência social e educação, a fim de instruir e cuidar bem das pessoas a partir da infância. Mas jamais legalizar a droga como sendo uma suposta solução para o problema! Vamos pensar um pouco: por exemplo, existe os crimes de assalto, roubo e seqüestro mesmo sendo proibidos pela lei. Seria solução legalizar esses crimes já que o governo não consegue acabar totalmente com eles?!
        O Governo do Brasil tem a obrigação de se manifestar contra esse absurdo realizado pelo Governo do Uruguai, visto que a Constituição Federal do Brasil (1988) considera crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem (artigo 5º, inciso XLIII). E ainda tem os acordos internacionais contra as drogas!
        O Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude, dia 24-07-2013, no Rio de Janeiro, Brasil, disse: "Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a propagação e a influência da dependência química... A chaga do tráfico de drogas, que favorece a violência e semeia dor e morte, exige da inteira sociedade um ato de coragem... É preciso enfrentar os problemas que estão na raiz de seu uso, promovendo uma maior justiça, educando os jovens nos valores que constroem a vida comum, acompanhando quem está em dificuldade e dando esperança no futuro...”.
        Que Deus ilumine os governantes do Planeta Terra! Vida SIM!! Droga NÃO!!
Castanhal, Pará, 12 de Dezembro de 2013.

Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
- Especialista em Educação diplomado pela UFPA - Escritor.
Suplente de Vereador - Partido Verde.
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com

E-mail: ebcferraz@hotmail.com

Professor Eugenio Ferraz entrega Carta (9-12-2013) aos Vereadores de Castanhal, Pará

P A R T I D O    V E R D E  -  PV 43
E-mail:  partidoverdecastanhal43@gmail.com
Blog:  http://partidoverdecastanhal.blogspot.com

Castanhal, Pará, 9 de Dezembro de 2013.

 Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castanhal
Vereador Ronilson Correa de Sena.
E demais Vereadores: Nivan Noronha, Raimundo Gadelha, Dr. José Soares, Professor Rosimar, Celso Saliba, Edivan Damasceno, José Arlêdo, Anacleto Câmara, Idalmir Rodrigues, Juarez Salviano, Wilson Matos, Francisco Chagas, Pedro Brasil, Sérgio Leal, Miguel Oliveira, Srª Luciana Castanheira, Srª Maria Izabel, Srª Vânia Nascimento, Srª Regina Abreu e Srª Maria de Jesus.

         Prezados Senhores e Senhoras,

          Estou enviando para Vossas Excelências, legítimos representantes do povo do município de Castanhal, Estado do Pará, em anexo, o seguinte texto de minha autoria:

        DESGOVERNO QUE ATRAPALHA A VIDA DO POVO (06-12-2013).

        Oportunamente desejo para Vossas Excelências um Feliz Natal e um Ano Novo 2014 repleto de Paz, Amor e Realizações! Que Jesus Cristo os ilumine!
        Agradeço antecipadamente a atenção de Vossas Excelências e coloco-me a disposição para colaborar naquilo que estiver ao meu alcance.

Atenciosamente,


Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Suplente de Vereador - Partido Verde (PV)
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor

E-mail: ebcferraz@hotmail.com

 Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com
=====================================================
DESGOVERNO QUE ATRAPALHA A VIDA DO POVO

        Este ano o "Governo" da Presidenta Dilma (PTralha) já subiu, através do Banco Central do Brasil, a Taxa Básica de Juros da Economia Brasileira (Taxa Selic) pela sexta vez consecutiva. Já é a mais alta taxa de juros reais do mundo (depois de descontada a inflação). No dia 31-10-2013, por exemplo, foi divulgado na imprensa o déficit recorde das contas do governo federal em Setembro de 2013, que é o maior desde 1994 (início do Plano Real). E as taxas de juros que o próprio governo paga aos bancos estão mais caras! Em outras palavras: o governo cobra impostos e taxas do povo e depois parte deste dinheiro público que deveria ir para setores essenciais (educação, saúde, segurança pública...) acaba indo para as mãos dos bancos para saldar os custos da dívida pública. Além disso, as pessoas, empresas, indústrias pagam mais juros ("imposto" para enriquecer ainda mais os capitalistas do sistema bancário e mercado financeiro nacional e internacional) de forma direta e indireta! Ninguém escapa!
        Curiosidade: por que será que a toda poderosa Central Única dos Trabalhadores (CUT) está tão caladinha?? Em outros governos com taxas de juros bem menores ela fazia um barulhão junto com os "companheiros" do PT que eram oposição! Será que os dirigentes nacionais da CUT não estão no bolso do governo, ou seja, usufruindo de cargos e benefícios??  É hora dos verdadeiros líderes sindicais (pessoas bem intencionadas que estão na base) da CUT acordar para esta manipulação feita por falsos líderes sindicais! Uma coisa errada e muito grave é que a direção nacional da CUT, desde 2010, vem fazendo campanha (inclusive com participação de militantes abortistas da Europa) abertamente a favor da legalização do aborto provocado no Brasil, como um suposto direito humano das mulheres trabalhadoras! Ou seja, defende o assassinato de crianças inocentes nas barrigas de suas mães, sem punição e com financiamento público!. Isso gasta dinheiro do trabalhador em um tema imoral e contra a vida da pessoa humana (nascituro). E tem muitos trabalhadores cristãos que não concordam com a legalização do aborto, mas por serem filiados a CUT contribuem financeiramente e acabam sendo usados indiretamente como "inocentes úteis". No dia 22 de Outubro de 2013 o Parlamento da União Européia analisou a proposta conhecida popularmente como “Relatório Estrela de Saúde Sexual Reprodutiva e Direitos”, que pretende declarar o aborto como um “direito humano” que passaria a valer em todos os países membros. Essa proposta foi votada e rejeitada em meio a debates acirrados. Porém o assunto voltará a ser discutido mais adiante. Os diversos grupos de defensores da vida humana desde a concepção (maioria formados por cristãos de várias igrejas) apontam a organização International Planned Parenthood Federation (IPPF) como a principal articuladora e interessada na legalização e ampliação da prática do aborto na Europa e em outros continentes do mundo, cujos principais objetivos são de cunho financeiro e para controlar a população. A “indústria” do aborto provocado é um dos negócios mais lucrativos do mundo. Esta IPPF a favor do aborto recebe apoio do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama e de setores influentes da ONU (Organização das Nações Unidas).
        Enfim, este desgoverno federal causa transtornos para os Governadores dos Estados da federação e, também, para os Prefeitos Municipais que enfrentam enormes dificuldades para administrar.
        Acorda povo brasileiro, porque as consequências estão aí pra quem quiser ver! Que Jesus Cristo defenda e ilumine o povo da nossa querida Pátria Brasileira!

Castanhal, Pará, 06 de Dezembro de 2013.

Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
- Especialista em Educação diplomado pela UFPA - Escritor.
Suplente de Vereador - Partido Verde.
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com
E-mail: ebcferraz@hotmail.com

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DESGOVERNO QUE ATRAPALHA A VIDA DO POVO

        Este ano o "Governo" da Presidenta Dilma (PTralha) já subiu, através do Banco Central do Brasil, a Taxa Básica de Juros da Economia Brasileira (Taxa Selic) pela quinta vez consecutiva. Já é a mais alta taxa de juros reais do mundo (depois de descontada a inflação). No dia 31-10-2013, por exemplo, foi divulgado na imprensa o déficit recorde das contas do governo federal em Setembro de 2013, que é o maior desde 1994 (início do Plano Real). E as taxas de juros que o próprio governo paga aos bancos estão mais caras! Em outras palavras: o governo cobra impostos e taxas do povo e depois parte deste dinheiro público que deveria ir para setores essenciais (educação, saúde, segurança pública...) acaba indo para as mãos dos bancos para saldar os custos da dívida pública. Além disso, as pessoas, empresas, indústrias pagam mais juros ("imposto" para enriquecer ainda mais os capitalistas do sistema bancário e mercado financeiro nacional e internacional) de forma direta e indireta! Ninguém escapa!
        Curiosidade: por que será que a toda poderosa Central Única dos Trabalhadores (CUT) está tão caladinha?? Em outros governos com taxas de juros bem menores ela fazia um barulhão junto com os "companheiros" do PT que eram oposição! Será que os dirigentes nacionais da CUT não estão no bolso do governo, ou seja, usufruindo de cargos e benefícios??  É hora dos verdadeiros líderes sindicais (pessoas bem intencionadas que estão na base) da CUT acordar para esta manipulação feita por falsos líderes sindicais! Uma coisa errada e muito grave é que a direção nacional da CUT, desde 2010, vem fazendo campanha (inclusive com participação de militantes abortistas da Europa) abertamente a favor da legalização do aborto provocado no Brasil, como um suposto direito humano das mulheres trabalhadoras! Ou seja, defende o assassinato de crianças inocentes nas barrigas de suas mães, sem punição e com financiamento público!. Isso gasta dinheiro do trabalhador em um tema imoral e contra a vida da pessoa humana (nascituro). E tem muitos trabalhadores cristãos que não concordam com a legalização do aborto, mas por serem filiados a CUT contribuem financeiramente e acabam sendo usados indiretamente como "inocentes úteis". No dia 22 de Outubro de 2013 o Parlamento da União Européia analisou a proposta conhecida popularmente como “Relatório Estrela de Saúde Sexual Reprodutiva e Direitos”, que pretende declarar o aborto como um “direito humano” que passaria a valer em todos os países membros. Essa proposta foi votada e rejeitada em meio a debates acirrados. Porém o assunto voltará a ser discutido mais adiante. Os diversos grupos de defensores da vida humana desde a concepção (maioria formados por cristãos de várias igrejas) apontam a organização International Planned Parenthood Federation (IPPF) como a principal articuladora e interessada na legalização e ampliação da prática do aborto na Europa e em outros continentes do mundo, cujos principais objetivos são de cunho financeiro e para controlar a população. A “indústria” do aborto provocado é um dos negócios mais lucrativos do mundo. Esta IPPF a favor do aborto recebe apoio do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama e de setores influentes da ONU (Organização das Nações Unidas).
        Enfim, este desgoverno federal causa transtornos para os Governadores dos Estados da federação e, também, para os Prefeitos Municipais que enfrentam enormes dificuldades para administrar.
        Acorda povo brasileiro, porque as consequências estão aí pra quem quiser ver! Que Jesus Cristo defenda e ilumine o povo da nossa querida Pátria Brasileira!

Castanhal, Pará, 01 de Novembro de 2013.

Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
- Especialista em Educação diplomado pela UFPA - Escritor.
Suplente de Vereador - Partido Verde.
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com

E-mail: ebcferraz@hotmail.com

TODOS OS HABITANTES DO MUNDO TEM DIREITO AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO!!


TODOS OS HABITANTES DO MUNDO TEM DIREITO AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO!!
Poluir o Planeta Terra e agredir um ecossistema super sensível como o Polo Norte (Ártico) é um grave crime cometido pela Rússia e outros associados!! Porém a nossa ecologista(Bióloga) Ana Paula Maciel e demais ativistas do Greenpeace fizeram um bem para a humanidade protestando e alertando o mundo inteiro contra crimes ambientais!! Por isso exigimos a libertação de todos os encarcerados neste caso!! Defender a ecologia é um direito e não é um crime!

Castanhal, Pará, 04 de Novembro de 2013.

Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz.
Especialista em Educação - Escxritor

Suplente de Vereador - Partido Verde

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O SUPLENTE DE VEREADOR PROFESSOR EUGENIO FERRAZ - PARTIDO VERDE - ENTREGA CARTA PARA OS VEREADORES DE CASTANHAL NO DIA 18-10-2013..

P A R T I D O    V E R D E  -  PV 43
E-mail:  partidoverdecastanhal43@gmail.com
Blog:  http://partidoverdecastanhal.blogspot.com

Castanhal, Pará, 16 de Outubro de 2013.


Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castanhal
Vereador Ronilson Correa de Sena.
E demais Vereadores: Nivan Noronha, Raimundo Gadelha, Dr. José Soares, Professor Rosimar, Celso Saliba, Edivan Damasceno, José Arlêdo, Anacleto Câmara, Idalmir Rodrigues, Juarez Salviano, Wilson Matos, Francisco Chagas, Pedro Brasil, Sérgio Leal, Miguel Oliveira, Srª Luciana Castanheira, Srª Maria Izabel, Srª Vânia Nascimento, Srª Regina Abreu e Srª Maria de Jesus.


        Prezados Senhores e Senhoras,


         Estou enviando para Vossas Excelências, legítimos representantes do povo do município de Castanhal, Estado do Pará, em anexo, o seguinte texto de minha autoria:

        JUSTIÇA NA JUSTIÇA (feito em 24-02-2002 e atualizado em 13-10-2013).

        Este texto é o Capítulo 02, do primeiro livro de minha autoria CAMINHANDO COM O POVO, 1ª edição 2002 e 2ª edição 2003, lançado em Castanhal, Pará.
        O assunto principal em tela é a problemática da falta de isonomia salarial com justiça em nosso País, que está na base da origem de inúmeras consequências danosas. Como o município é a “célula” da Pátria Brasileira é necessário o debate sobre assunto tão importante, que diretamente atinge, também, todos os trabalhadores do nosso município de Castanhal.
        Oportunamente desejo para Vossas Excelências e para o povo de Castanhal uma feliz e abençoada Romaria de Nossa Senhora de Nazaré Mãe de Deus, que acontecerá no próximo Domingo, dia 20 de Outubro de 2013. Que Nossa Senhora ilumine e proteja o nosso município de Castanhal, o Estado do Pará e o Brasil, para que haja paz e prosperidade para todos, porque somos cidadãos de um País muito rico e não temos motivo algum para viver como escravos do capitalismo selvagem mundial, visto que somos filhos de Deus!
        Agradeço antecipadamente a atenção de Vossas Excelências e coloco-me a disposição para colaborar naquilo que estiver ao meu alcance.

Atenciosamente,

Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Suplente de Vereador - Partido Verde (PV)
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor

E-mail: ebcferraz@hotmail.com
 Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

JUSTIÇA NA JUSTIÇA


        Aprendi desde criança, com os meus pais, um ensinamento básico e verdadeiro para ser seguido em toda minha vida: “O mal deve ser cortado pela raiz, porque senão ele volta cada vez mais forte e destruidor”.
        Estamos vivendo no Brasil uma fase de constantes greves, paralisações e protestos devido a insatisfações salariais e por direitos trabalhistas e sociais. Esta situação permanentemente vem causando enormes prejuízos financeiros tanto para o setor público quanto para a iniciativa privada. Para o cidadão comum tem ocasionado enormes transtornos devido a interrupção ou mau funcionamento de serviços indispensáveis para tornar a vida das pessoas menos sofrida. Quando estas manifestações acontecem, por exemplo, nos setores da educação, saúde e segurança pública representam um transtorno maior ainda, porque são os mais importantes de todos!
        No início do ano de 2013, o Congresso Nacional (Deputados Federais e Senadores) com apoio e participação do Poder Executivo (Presidenta da República) votaram e aprovaram um aumento salarial de 61,8% (cerca de sete vezes mais o percentual do reajuste do salário mínimo), para si próprios e extensivos aos Ministros de Estado, do Supremo Tribunal Federal e outros privilegiados. A maior gravidade desse erro desonesto é que gera um efeito cascata, ou seja, todas as Assembléias Legislativas dos estados da federação e Câmaras Municipais reproduziram o mau exemplo imediatamente! Porém, ao mesmo tempo, aumentaram apenas 9% para o salário mínimo, que é da grande maioria da população trabalhadora (ativos e inativos) do Brasil. Por isso este percentual acaba sendo, também, a base para os reajustes dos salários de muitas outras categorias profissionais. Mas vários grupos de trabalhadores ficaram com aumentos salariais abaixo dos 9%, percentual esse que gira em torno da inflação oficial do período. Então as associações, os sindicatos dos trabalhadores e as suas respectivas confederações sindicais passaram a exigir através de negociações, greves, paralisações e protestos aumentos para os seus sindicalizados e associados, civis e militares, haja vista a gritante injustiça monetária em tela, com base na lei vigente que o povo determinou, para todos, na Assembléia Nacional Constituinte que elaborou e promulgou a Constituição da República Federativa do Brasil em 5 de Outubro de 1988: “Artigo 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...”. Mesmo depois de greves longas muitas categorias de trabalhadores retornaram ao trabalho sem ao menos conseguir atingir o percentual que teve o salário mínimo no início do ano!
        Para resolver esta questão pela raiz do problema, qualquer cidadão brasileiro que trabalhe na coisa pública (governo), cargo eletivo ou não, municipal, estadual ou federal, deverá obedecer a uma regra (isonomia salarial) que valerá tanto para os ativos quanto para os inativos (aposentados, pensionistas): uma tabela salarial nacional com um piso salarial de poder aquisitivo real (salário mínimo capaz de atender as necessidades vitais básicas do trabalhador e as da sua família), uma faixa de salários intermediários e um teto salarial máximo, ou seja, ninguém, sob nenhum pretexto (direito adquirido, vantagens) poderá receber além deste limite máximo (teto salarial) e nem abaixo deste valor mínimo (piso salarial). Desta forma não poderá haver uma grande diferença entre o menor salário e o maior salário pagos pelos cofres públicos. O percentual de aumento salarial anual, para corrigir a defasagem inflacionária, deve ser igual para todos os brasileiros!! É uma das maneiras de diminuir a concentração de renda e a pobreza de grande parte da população brasileira.
        Atualmente, sob a desculpa de “direito adquirido”, criou-se uma elite de privilegiados salariais no setor público, como se o dinheiro do País não fosse um bem social que pertence ao conjunto do povo brasileiro. Não se pode admitir que haja um grupo de brasileiros (minoria) com status de primeiro mundo, enquanto a grande maioria vive como miseráveis de terceiro mundo e tendo que aceitar estas decisões injustas, impostas sob o argumento de que é uma decisão da “Justiça”, da “Lei”. O verdadeiro direito adquirido deve ser de todos os brasileiros serem filhos da mesma Pátria e ter os mesmos direitos e deveres. Qualquer atitude fora deste parâmetro é enganação.
        É hora do povo brasileiro reescrever a maioria das leis deste país, a começar pela Constituição Federal (1988). A verdadeira democracia deve ser inclusiva e não excludente. Todos devem participar e usufruir da riqueza nacional.
        Com o exemplo que o Governo (Federal, Estadual e Municipal) dará, com certeza, o setor privado (iniciativa privada) aos poucos irá se adaptando e fazendo a sua parte. As faixas salariais ficarão mais bem equalizadas. O importante é não haver uma enorme diferença entre quem ganha menos e quem ganha mais. Desse modo o País terá maior estabilidade econômica, paz e justiça social.
        Que Jesus Cristo ilumine esta urgente e necessária fase evolutiva da Pátria Brasileira!

Castanhal, Pará, 24 de Fevereiro de 2002.
(Atualizado em 13 de Outubro de 2013)

Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor
Suplente de Vereador – Partido Verde (PV)
E-mails: eugenioescritor@gmail.com      /      ebcferraz@hotmail.com

(Este texto é o Capítulo 02, do livro de minha autoria CAMINHANDO COM O POVO, 1ª edição 2002 e 2ª edição 2003, lançado em Castanhal, Pará).




quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MUDE A POLÍTICA, SEJA CANDIDATO DO PARTIDO VERDE - PV


CONHEÇA O TRABALHO REALIZADO PELO PARTIDO VERDE - PV - DE CASTANHAL, ESTADO DO PARÁ E FILIE-SE PARA AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO, QUE É UM BEM COMUM DE TODOS NÓS, PARA AS PRESENTES E FUTURAS GERAÇÕES!! Blog: http://partidoverdecastanhal.blogspot.com

Informações: Professor Eugenio Ferraz (91)  9601-8380  OI   /  8258-2118  TIM; Professor Gilberto Carneiro: (91)  9925-1697  OI   /   8127-5638  TIM.

CARTA DO SUPLENTE DE VEREADOR PROFESSOR EUGENIO - PV - AOS VEREADORES DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL

P A R T I D O    V E R D E  -  PV 43
E-mail:  partidoverdecastanhal43@gmail.com
Blog:  http://partidoverdecastanhal.blogspot.com

Castanhal, Pará, 18 de Setembro de 2013.


Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castanhal
Vereador Ronilson Correa de Sena.
E demais Vereadores: Nivan Noronha, Raimundo Gadelha, Dr. José Soares, Professor Rosimar, Celso Saliba, Edivan Damasceno, José Arlêdo, Anacleto Câmara, Idalmir Rodrigues, Juarez Salviano, Wilson Matos, Francisco Chagas, Pedro Brasil, Sérgio Leal, Miguel Oliveira, Srª Luciana Castanheira, Srª Maria Izabel, Srª Vânia Nascimento, Srª Regina Abreu e Srª Maria de Jesus.

        Prezados Senhores e Senhoras,

        Estou enviando para Vossas Excelências, legítimos representantes do povo do município de Castanhal, Estado do Pará, em anexo, o seguinte texto de minha autoria:

        COMBATE CONTRA A CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE! (15-09-2013).

        Aproveito a oportunidade e tomo a liberdade de sugerir para Vossas Excelências que adotem as medidas necessárias para implantar uma Rádio Web (através da internet) na Câmara Municipal de Castanhal, a fim de transmitir ao vivo as sessões e demais eventos do Poder Legislativo Municipal. Ressalto que esse tipo de rádio tem um custo baixo e pode ser ouvida em qualquer lugar do mundo onde possua conexão de internet. É muito importante a comunicação em tempo real para que o povo do município (zona rural e urbana) possa acompanhar e ficar bem informado. Também, se for possível contratar alguma Rádio local para somar e potencializar as comunicações ao vivo é excelente.
        O município de Castanhal, atualmente, exerce uma liderança importante na Região Nordeste do Estado do Pará, haja vista que o Governador Simão Jatene e o Presidente da Assembléia Legislativa Deputado Estadual Márcio Miranda são de Castanhal. Portanto a Câmara Municipal deve ampliar a sua comunicação direta com a população.
        Agradeço antecipadamente a atenção de Vossas Excelências e coloco-me a disposição para colaborar naquilo que estiver ao meu alcance.

Atenciosamente,


Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Suplente de Vereador - Partido Verde (PV)
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor


E-mail: ebcferraz@hotmail.com