O Dia do Exército Brasileiro é comemorado em 19 de Abril. Porém, por tradição, esta data representa uma alusão as Forças Armadas do Brasil (Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícias).
Foi no dia 19 de Abril de 1648, há 364 anos, que as tropas luso-brasileiras derrotaram os invasores Holandeses na Batalha dos Guararapes, no Monte dos Guararapes, região próxima da capital Recife, Estado de Pernambuco. A partir deste fato histórico surgiu o embrião do Exército Brasileiro, porque uniu através da necessidade de sobrevivência os portugueses, os índios e os negros. Dessa miscigenação houve a gradativa formação do povo brasileiro e, sucessivamente, do Estado Brasileiro após a Independência do Brasil (1822) e Proclamação da República (1889).
Em todos os momentos (bons ou ruins) da História do Brasil os militares tiveram uma participação ativa. Os militares surgem do povo, haja vista que nascem e crescem no meio familiar e social. Estão, portanto, sujeitos as influências e aspirações do momento político, econômico e social, tanto nacional quanto internacional.
De acordo com o Artigo 142, da Constituição da República Federativa do Brasil – 1988: “As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”. Em suma: em qualquer momento de grave ameaça, interna e/ou externa, quem assume as rédeas da nação são os militares. A diferença agora em relação a outros momentos históricos é que temos uma Carta da República dentro dos princípios do Estado Democrático de Direito.
O saudoso Papa João Paulo II, na IV Conferência do Episcopado Latino-Americano, que aconteceu em 1992, em Santo Domingo, capital da República Dominicana, na América Central, sabiamente disse: “Estarão incluídos também os militares, a quem corresponde sempre estar a serviço da liberdade, da democracia e da paz dos povos” (Documento de Santo Domingo, nº 99).
Já dizia um velho Filósofo que bom mesmo seria se o mundo não precisasse ter casas com portas, janelas, grades, cercas e muros. Também, que as pessoas respeitassem os direitos dos outros sem a necessidade de leis e punições! Porém, ainda não alcançamos este grau de evolução aqui no Planeta Terra e nem sei ao certo quantos séculos ou milênios ainda demoraremos até este nível desejável de convivência harmoniosa.
Na realidade mundial em que vivemos se não fosse as nossas Forças Armadas com toda a certeza o Brasil já estaria totalmente apagado do mapa do mundo. Por isso devemos estar sempre bem preparados em todos os aspectos e dimensões!
Somente a título de reflexão: quanto representa de valor perante a comunidade internacional a Amazônia Brasileira?! Tem uma antiga lenda que diz o seguinte: “Até no céu tem anjos com espadas de fogo ao lado de Deus, porque senão o diabo entra e faz bagunça”.
Parabéns Exército Brasileiro! Parabéns povo do Brasil.
Castanhal, Pará, 12 de Abril de 2012.
Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
- Especialista em Educação e Escritor –
(Colaborador do Exército Brasileiro desde 1995 – TG 08-005)
E-mails: ebcferraz@hotmail.com
eugenioescritor@gmail.com
Visite meus Blogs: http://defesadavidahumana.blogspot.com
http://padreantoniomelo.blogspot.com
Celulares: (91) 8258-2118 (Op. TIM); 9601-8380 (Op. OI);
9121-4836 (Op. VIVO); 8418-5680 (Op. CLARO).
Meu endereço:
Rua Rio Grande do Norte, nº 49,
Santa Helena, Bairro Nova Olinda,
CEP 68742-050, Castanhal – Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário