sábado, 27 de julho de 2013

EXISTE A REENCARNAÇÃO?!

         Muitas vezes já me perguntaram na sala de aula, na rua, em debates, se acredito na reencarnação e o que penso sobre o assunto. Por ser um tema curioso e importante, resolvi aprofundar meus estudos e meditações sobre o assunto, ao logo da minha vida, em busca de uma resposta que me convencesse.
        O Hinduísmo como religião organizada é a mais antiga do mundo. Nela afirma que existe a reencarnação: “Como a alma corporificada passa continuamente, neste corpo, da infância à juventude e à velhice, da mesma forma a alma passa a um outro corpo depois da morte, em uma das 8.400.000 (oito milhões e quatrocentas mil) diferentes formas de vida.” (Bhagavad-Gitã).
        Na Bíblia Sagrada, no Antigo Testamento, fala que o Homem foi expulso do Paraíso porque pecou, e por isso ficou fora do Céu. Também, no Novo Testamento, diz que Jesus Cristo veio ao mundo para trazer a salvação à todos os Homens e libertá-los da escuridão da morte.
        No Evangelho escrito pelo discípulo de Jesus Cristo, Bartolomeu (que não foi publicado na Bíblia Sagrada tradicional), narra um diálogo entre os dois. O discípulo perguntou a Jesus Cristo: “Quando ias no caminho da cruz, eu te seguia de longe. E te vi a ti, dependurado no lenho, e aos anjos que, descendo dos céus, te adoraram. Ao sobrevirem as trevas...eu estava a tudo contemplando. E vi como desaparecestes da cruz e só pude ouvir os lamentos e o ranger de dentes que se produziram subitamente das entranhas da terra. Dize-me Senhor, aonde foste depois da cruz.” E Jesus respondeu a Bartolomeu: “Quando desapareci da cruz, desci aos infernos para dali tirar Adão e a todos os que com ele se encontravam, cedendo às súplicas do arcanjo Gabriel...Depois fiz sair a todos os Patriarcas e voltei novamente para a cruz.”.
        Acredito que teve a reencarnação, como forma de manter os espíritos presos ao Planeta Terra até o momento da morte de Jesus Cristo na cruz. Após este acontecimento universal e cosmocrático encerrou-se este período porque Cristo quebrou esta barreira que impedia os Homens de subirem aos Planetas Superiores, isto é, aos Céus. A partir daí os espíritos que se desencarnaram puderam sair da Terra para os outros Planetas (mundos espirituais), a fim de completarem o seu processo de evolução, conforme anunciou Jesus Cristo: “Existem muitas moradas na casa de meu Pai.” (João, 14, 2). Também, acredito que muitos espíritos que se encarnam aqui no Planeta Terra são mais evoluídos do que muitos outros que aqui se encontram. Estes mais evoluídos são oriundos de outros Planetas espirituais e vêm à Terra em missão, para ajudar no processo evolutivo. Por isso sabem e entendem mais que o senso comum.
        Outra coisa que em minhas experiências cheguei a conclusão que é verdadeira: a comunicação entre os espíritos que estão encarnados no Planeta Terra e outros que estão em outros Planetas espirituais. O corpo humano é um excelente emissor e receptor de mensagens! O mais importante disso tudo é que Jesus Cristo abriu um canal direto entre os Homens e Deus (Mente Universal), de onde emanam todas as coisas visíveis e invisíveis. Só não se liga quem não quiser!

Castanhal, Pará, 14 de Janeiro de 2002.

                      Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA  -  Escritor
Católico Apostólico Romano (Batizado e Crismado)
Suplente de Vereador - Partido Verde - PV - (Eleição 2012)
E-mail: ebcferraz@hotmail.com      /      eugenioescritor@gmail.com
Blog: defesadavidahumana.blogspot.com
Observação:Este texto de minha autoria foi publicado pela primeira vez, em 2002, no Jornal A Tribuna de Castanhal (Estado do Pará).

sábado, 20 de julho de 2013

CONVITE PARA A MISSA DE UM ANO DE FALECIMENTO

        Hoje, Sábado, dia 20 de Julho de 2013, às 19:30 horas, na Igreja Matriz de São José, na cidade de Castanhal, Estado do Pará, será celebrada a Santa Missa de Um Ano de Falecimento de VALDEMAR DE SOUZA FERRAZ, que foi durante muitos anos Ministro da Eucaristia da Igreja Católica Apostólica Romana.
        O meu saudoso pai Valdemar de Souza Ferraz, nasceu no dia 20 de Junho de 1921, no município de Floresta, Estado de Pernambuco. E faleceu no dia 20 de Julho de 2012, no município de Caruaru, Estado de Pernambuco, aos 91 anos de idade. Foi sepultado na cidade de Itapetinga, Estado da Bahia, no dia 22 de Julho de 2012.
        Ele era casado com a saudosa Professora Luíza de Melo Costa Ferraz (irmã do saudoso Padre Antônio Melo Costa – Padre Melo). Teve os seguintes filhos: José Acácio Costa Ferraz, Valdemar de Souza Ferraz Filho, Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz, João Carlos Costa Ferraz, Paulo Costa Ferraz e Cristianne Costa Ferraz Andrade.
        Solicito a todos que rezem por ele nesta data, que para nós, cristãos, deve ser de festa espiritual e agradecimento a Deus por ter criado esta pessoa especial. A vida continua depois da passagem do mistério da morte!
        Agradeço em nome da minha família a solidariedade de fé cristã.

Castanhal, Pará, 20 de Julho de 2013.

Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Católico Apostólico Romano (Batizado e Crismado)
E-mail: eugenioescritor@gmail.com


NOTA PÚBLICA DO MOVIMENTO NACIONAL DA CIDADANIA PELA VIDA - BRASIL SEM ABORTO

A Lei que “dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual”, aprovada no dia 04/07/2013 pelo Senado Federal (PLC 3/2013), sem emendas ao Projeto originário da Câmara dos Deputados (PL 60/1999), teve tramitação, nas duas Casas Legislativas, de maneira célere e sem que houvesse tempo suficiente para que a sociedade pudesse tomar conhecimento de seu teor e ajudasse a sanar equívocos como os que foram identificados e que agora dependem da posição que a Presidente vai tomar em relação à sanção presidencial a esta lei.
Nesta quarta-feira, 17 de Julho de 2013, a Ministra de Estado da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Helena Hoffmann, recebeu, em audiência no Palácio do Planalto, vários representantes da sociedade civil que apresentaram à Ministra documento de solicitação de VETOS PARCIAIS à referida lei, protocolado, no dia 12 de Julho de 2013.
Participaram, conforme o pedido de solicitação desta audiência, divulgado na agenda disponível no site da Casa Civil, os seguintes signatários deste documento: Lenise Garcia, Presidente do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida (Brasil Sem Aborto); Jaime Ferreira Lopes, Vice-Presidente do Brasil Sem Aborto e na ocasião representando a Associação Nacional da Cidadania pela Vida, Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cesar Perri, Presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), Pastor Wilton Acosta, Presidente do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (FENASP), Paulo Tominaga, Presidente da Confederação Nacional das Entidades de Família (CNEF).
Além destes que se fizerem presentes na referida audiência ministerial, são signatários do mesmo documento: Allan Arnaldo de Araújo, Presidente da Associação Nacional da Cidadania pela Vida (ADIRA), Drº Cláudio Fonteles, Ex-Procurador Geral da República, Drº Roberval Casemiro Belinati, Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
Os VETOS PARCIAIS a esta lei solicitados no documento firmado pelas Instituições e Entidades Nacionais e Personalidades Públicas referem-se aos incisos IV e VII do artº 3º da referida lei, a saber:

“Art. 3º O atendimento imediato, obrigatório em todos os hospitais integrantes da rede do SUS, compreende os seguintes serviços:
........
IV – profilaxia da gravidez;
........
VII – fornecimento de informações às vítimas sobre os direitos legais e sobre todos os serviços sanitários disponíveis.”

Entendemos que com estes Vetos Parciais esta lei cumpre uma lacuna importante no atendimento às pessoas vítimas da violência sexual em nosso país que, sem dúvida alguma, é uma questão extremamente grave que necessitava de uma regulamentação no âmbito do ordenamento jurídico brasileiro.

Vale ressaltar que corroborando esta posição pelos VETOS PARCIAIS aos incisos IV e VII do art. 3º da lei em questão, outro documento foi apresentado ao governo pelos Presidentes das Frentes Parlamentares em Defesa da Vida – Contra o Aborto, Mista da Família e Evangélica, além das lideranças das bancadas do PMDB, PSD, PDT, PP, PTB, PSC, PV, PRB e do Bloco PR, PTdoB, PRP, PHS, PSL, PRTB e pelo Vice-líder do Governo, na Câmara dos Deputados, deputado Hugo Leal-PSC/RJ.

Cabe agora à Presidente da República, a quem compete constitucionalmente a obrigação da Sanção Presidencial a leis aprovadas pelo Congresso Nacional, atender a esta justa reivindicação da sociedade civil organizada de sancionar a referida lei com os vetos parciais que foram a ela propostos tempestivamente no dia 17 de Julho de 2013.

Brasília, 18 de Julho de 2013.

Lenise Garcia
Presidente Nacional
Jaime Ferreira Lopes
Vice-Presidente Nacional Executivo
Damares Alves
Secretária Geral
=====================================================================
Castanha, Pará, 19 de Julho de 2013


        Prezado(a) amigo(a):

        Solicito de Vossa Senhoria especial atenção a este assunto urgente em defesa da vida humana desde a concepção. Ajudem a divulgar com rapidez, porque temos pouco tempo!
        Queremos que a Presidenta da República Dilma Roussef faça VETOS PARCIAIS à referida lei (PLC 3/2013), aprovada em 04 de Julho de 2013, conforme esclarece a NOTA PÚBLICA DO MOVIMENTO NACIONAL DA CIDADANIA PELA VIDA - BRASIL SEM ABORTO (18-07-2013). A vida precisa da sua iniciativa e participação!

Cordialmente,


Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA  -  Escritor
Suplente de Vereador - Partido Verde (PV)
E-mail: ebcferraz@hotmail.com


sábado, 13 de julho de 2013

A MAIS IMPORTANTE REFORMA POLÍTICA QUE O BRASIL PRECISA

        Aborto provocado é crime hediondo, ou seja, é um assassinato bárbaro de uma pessoa humana inocente na barriga (ventre) da sua própria mãe, que permite a morte do seu filho! Se você quiser saber se uma pessoa presta pra governar (Executivo, Legislativo e Judiciário) em qualquer nível de poder (federal, estadual e municipal), pergunte a ela se é a favor da legalização (descriminalização) do aborto provocado no Brasil. Quem não tem sensibilidade e compaixão perante a vida de um ser humano inocente, pode ter o mais bonito discurso ecológico, direitos humanos, trabalhista, jurídico, social, socialista, capitalista, comunista, mas finalmente é tudo falso e politicagem! Essa é a mais importante de todas as reformas políticas: não aceitar, não apoiar e não votar em nenhum candidato que defenda o aborto! É isso mesmo!
        Apoio totalmente essa iniciativa e aproveito para lançar a idéia de fazermos uma Manifestação (ecumênica) em Defesa da Vida aqui em Castanhal, Estado do Pará. Acho que os Bispos, Padres, Pastores, religiosos, políticos e pessoas de boa vontade precisam sair do comodismo, da mordomia e defender de verdade com mais empenho a vida humana, desde a concepção, que é a nossa maior riqueza, presente de Deus! Antes que seja tarde demais!
        Algumas pessoas ficam dizendo que a religião não deve se misturar com a política, porque é perigoso. Isso é hipocrisia! Porque em minha opinião a religião deve sim estar presente na política, a fim de defender o valor da vida humana em todos os seus aspectos e dimensões, desde a concepção até a morte natural. O ser humano é matéria e espírito e não se pode separar uma coisa da outra. Quem criou a vida foi Deus, que é a Ciência da Ciência e a Sabedoria da Sabedoria. Portanto, religião significa ligação harmoniosa, respeitosa e holística do ser humano com o seu Criador. A verdadeira e sadia política significa governar em sintonia com os reais direitos humanos e respeitando a ecologia, que é a base de sustentação da vida no Planeta Terra!
        Portanto, a combinação que não dá certo e não presta mesmo é política com politicagem, e religião com hipocrisia.
        Deus é tão importante para a Pátria Brasileira, que os legisladores constituintes, interpretando a vontade popular, colocaram no preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil – 1988, a consagrada expressão “SOB A PROTEÇÃO DE DEUS”. Isto é Lei e, também, uma cláusula pétrea da referida Carta da República.       
        Que Jesus Cristo, Suprema Personalidade de Deus ilumine e proteja o povo brasileiro em sua Caminhada Evolutiva, rumo ao aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito. 

Castanhal, Pará, 13 de Julho de 2013.


                           Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA  -  Escritor
Suplente de Vereador - Partido Verde (PV)

E-mail: ebcferraz@hotmail.com

sexta-feira, 12 de julho de 2013

COMPROMISSOS QUE ASSUMI ESTÃO VALENDO!

        No ano passado, 2012, quando me apresentei como candidato a Vereador do município de Castanhal, Estado do Pará, coloquei de forma clara e transparente o meu posicionamento político e compromissos, sintetizados em 15 propostas básicas. Não consegui ser eleito, mas fiquei como Suplente de Vereador – Partido Verde (PV). O Suplente não recebe nenhum salário, mas venho fazendo a minha parte, como cidadão consciente, participando e contribuindo com a Câmara Municipal de Castanhal e o município, pois constantemente acompanho os trabalhos e já encaminhei várias propostas e sugestões. A seguir relembro as propostas publicadas em 2012 e que continuam valendo:
           01 - Defesa da vida humana desde a concepção até a morte natural e contra a legalização do aborto provocado no Brasil;
        02 – Criação e implantação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Conselho Municipal do Meio Ambiente;
        03 - Implantar as normas legais vigentes para tratamento correto do lixo e coleta seletiva do mesmo, a fim de facilitar a reciclagem e diminuir a poluição ambiental;
        04 – Melhorar e aumentar a arborização da cidade através de uma maior diversidade de plantas nativas da região, dando prioridade as frutíferas;
        05 – Ampliação e criação de novas ciclovias e ciclofaixas;
        06 – Lutar em defesa e recuperação das nascentes e igarapés do município;
        07 – Incentivar a Educação Ambiental, principalmente nas Escolas do município;
        08 – Propor lei municipal de apoio e incentivo para a população implantar caixas de água (reservatórios) para captação das águas das chuvas, a fim de colaborar com a diminuição dos alagamentos das áreas mais baixas e, também, para economizar água potável;
        09 – Ajudar as autoridades no combate ao tráfico ilícito de drogas e propor medidas de apoio no tratamento e recuperação dos dependentes químicos;
        10 -  Ajudar as autoridades no zelo da segurança pública no município;
        11 - Defender e lutar pela melhoria da saúde no município, em todos os seus aspectos e dimensões;
        12 - Defender a valorização da educação em todos os seus níveis;
        13 – Lutar pela melhoria da urbanização da cidade, inclusive pavimentação de boa qualidade das ruas e calçadas acessíveis aos pedestres;
        14 – Defesa da Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza;
        15 – De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (1988) o Vereador possui duas funções principais: fiscalizar as ações da Prefeitura e legislar.
Castanhal, Pará, 12 de Julho de 2013.

                       Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA  -  Escritor

Suplente de Vereador - Partido Verde (PV) - E-mail: ebcferraz@hotmail.com

domingo, 7 de julho de 2013

DESSE JEITO COMO O POVO PODE TER SAÚDE?

        Constituição da República Federativa do Brasil – 1988. Seção II, Da Saúde, Artigo 196: A saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
        Os legisladores constituintes de 1988 colocaram corretamente que saúde não se resume somente na figura do Médico (que é importante), mas a um conjunto de medidas necessárias para se evitar da pessoa adoecer (medicina preventiva). Portanto, as políticas sociais e econômicas são fundamentais, como, por exemplo, o salário do trabalhador. Ninguém compra comida e outros itens essenciais para uma vida digna sem ter dinheiro no bolso. Mas como o trabalhador poderá ter saúde nesse contexto onde em 2003, no primeiro ano do Governo do então Presidente Lula (PT) e maioria de parlamentares do PT (lembrando: o Presidente da Câmara dos Deputados Federais era o Deputado Federal João Paulo Cunha - PT-SP - atualmente condenado pelo STF no caso do mensalão) e seus aliados aplicaram para si próprios um reajuste salarial de 54% e para a grande maioria dos trabalhadores do Brasil concederam aumentos muito inferiores, a partir de 4% até 18%, para os civis e militares. Também, a Câmara dos Deputados Federais aumentou em 70% a Verba de Gabinete de cada Deputado; aumentou o Auxílio Moradia dos Deputados em 40%. E durante os 8 anos do Governo Lula esse esquema continuou, variando um pouco os percentuais. Vamos ver e analisar os fatos: no mês de Dezembro de 2010 os Deputados Federais e Senadores com apoio do então Presidente da República Sr. Lula (PT) aumentaram os seus próprios salários em 61,83% e com relação aos salários do Presidente da República e do Vice-Presidente o percentual foi de 133,9%. Ironicamente em Fevereiro de 2011 os Deputados Federais e Senadores, inclusive com o apoio da recém-empossada Presidenta Dilma Roussef (PT), aprovaram um aumento do salário mínimo de apenas 6,86%.  Agora, em 2013, a Presidenta Dilma (PT) e maioria de parlamentares do PT e aliados, votaram, aprovaram e aplicaram para si próprios um reajuste salarial de 61,8% e para a grande maioria dos trabalhadores brasileiros, apenas 9%.
        Agora cabe a pergunta: isso é ou não é uma corrupção, um grande roubo??? Não vi até agora ninguém das assim chamadas "esquerda", “direita” ou “Centro” falar claramente sobre isso! Como o trabalhador pode ter saúde com esses reajustes salariais desonestos e praticados pelos seus governantes, que se dizem "preocupados com a saúde do povo"??? Por que o reajuste salarial dos governantes não é igual ao dos outros trabalhadores?
        Outra coisa importante para se ter saúde é combater toda forma de poluição e de degradação do meio ambiente, haja vista que, por exemplo, um rio poluído vai contaminar as pessoas, os peixes, os animais, as plantas. Depois esses alimentos contaminados serão consumidos pela população, que fatalmente irá adoecer. Portanto, não concordo com nenhum tipo de corrupção. Que Deus ilumine o povo para não aceitar ser escravo!

Castanhal, Pará, 07 de Julho de 2013.

Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA  -  Escritor
Suplente de Vereador - Partido Verde (PV)

E-mails: ebcferraz@hotmail.com     /     eugenioescritor@gmail.com

sexta-feira, 5 de julho de 2013

CASTANHAL, ESTADO DO PARÁ, ACORDOU!!!

                   Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
                    - Especialista em Educação diplomado pela UFPA -
                           Suplente de Vereador – Partido Verde – PV

        Na Quarta-Feira, 26 de Junho de 2013, à tarde, uma multidão de pessoas se uniu e andou pelas principais ruas da cidade fazendo um protesto cívico e democrático! Dentre as várias faixas, cartazes e panfletos, os seguintes temas e frases:

        "ABORTO - COMO PODE A PRÓPRIA MÃE PERMITIR A MORTE DE SEU FILHO? VAMOS ACABAR COM ESSA IDEIA!!! DIGA NÃO AO ABORTO"; "O ESTATUTO DO NASCITURO É BOM!"; "PEC 164 GARANTE O DIREITO À VIDA DESDE A CONCEPÇÃO"; "QUEREMOS MAIS INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE"; "NÓS SOMOS AS CRIANÇAS E O FUTURO DO BRASIL"; "EXIGIMOS A NOMEAÇÃO JÁ DOS CONCURSADOS APROVADOS"; "VAMOS PRESERVAR E PROTEGER A NOSSA AMAZÔNIA"; "NÃO PODEMOS TOLERAR TANTA CORRUPÇÃO EM NOSSO PAÍS"; "SENHOR PREFEITO: SE O SEU FILHO ADOECER VOCÊ TEM CORAGEM DE INTERNÁ-LO NO HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL?"; "QUEREMOS MAIS SEGURANÇA PÚBLICA"; "OS POLÍTICOS DEVEM SERVIR AO POVO E NÃO EXPLORAR O POVO"; "NÃO PRECISAMOS DE MÉDICOS CUBANOS E SIM DE VALORIZAÇÃO DOS MÉDICOS QUE JÁ TEMOS NO BRASIL"; "QUEREMOS SANEAMENTO BÁSICO"; "QUEREMOS PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS DOS BAIRROS DA NOSSA CIDADE"; "OS NOSSOS HERÓIS SÃO OS NOSSOS PROFESSORES E NÃO OS JOGADORES DA COPA"; "BRASIL VAMOS RECORDAR: O PROFESSOR VALE MAIS  QUE O NEYMAR!!"; "CADÊ O PARQUE AMBIENTAL DE CASTANHAL?" ...

quarta-feira, 3 de julho de 2013

MOSTRA A TUA CARA LULA!!!

        Explica pra maioria do povão o reajuste salarial que o Governo da sua protegida Presidenta Dilma Roussef (Partido dos Trabalhadores – PT) e parlamentares governistas (PT e aliados) deram, no início deste ano, de míseros 9% para o salário mínimo (grande maioria do povo brasileiro trabalhador), enquanto para os Deputados Federais, Senadores, Presidenta da República e demais privilegiados do governo foi um super aumento salarial de 61,8%, ou seja, onde está o respeito ao artigo 5º da Constituição Federal – 1988, que diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...”?!
        Ex-Presidente Lula, apareça nas ruas junto com o povo! Mas, infelizmente, você não aparece! Será que é porque você já está com a vida muito bem arrumada???!!!
        O povo brasileiro, em sua grande maioria, é pacífico e ordeiro, mas também não tem vocação para ser escravo em sua própria Pátria, sob nenhum tipo de falso argumento ou ideologia! Por isso está indo pras ruas protestar porque não agüenta mais tanta humilhação e arrocho financeiro! Por que somente nós, excluídos, civis e militares, temos que apertar o cinto e fazer sacrifícios?! Por que esses privilegiados todos não aceitam reduzir um pouco os seus salários altíssimos para beneficiar os que estão mais prejudicados e sacificados?! Todos são, igualmente, brasileiros!
        Nosso Senhor Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre! E suas palavras estão na validade: “Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês limpam o copo e o prato por fora, mas por dentro vocês estão cheios de desejos de roubos e de cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o copo por dentro, e assim o lado de fora também ficará limpo. Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e podridão! Assim também vocês: por fora, parecem justos diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça”. (Mateus 23).
        Acorda povo brasileiro!

Castanhal, Pará, 03 de Julho de 2013.

                                                                                                                              
Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor
Suplente de Vereador – Partido Verde (PV)
E-mails: eugenioescritor@gmail.com      /      ebcferraz@hotmail.com


FHC VANDALIZOU A VALE DO RIO DOCE PATRIMÔNIO DO BRASIL

        Hoje, 02 de Julho de 2013 é Dia da Independência do Estado da Bahia, pois se comemora 190 anos desta data histórica, quando enfim a Bahia ficou livre do domínio do Império Português, em 02 de Julho de 1823. Também, hoje, fazem dois anos do falecimento (2011) do saudoso Dr. Itamar Augusto Cautiero Franco, cuja Certidão de Nascimento é de Salvador, Bahia, embora tenha sido criado no Estado de Minas Gerais. Dentre vários cargos eletivos e políticos ele foi Presidente da República do Brasil (1992-1994), e Governador de Minas Gerais  (1999-2002). Quando, em 1997, o Presidente Fernando Henrique Cardoso "vendeu", ou melhor dizendo, entregou praticamente de graça a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) aos estrangeiros, Itamar Franco era Embaixador do Brasil no exterior e foi um dos poucos políticos brasileiros importantes, naquela época, que reagiu veementemente contra essa desnacionalização de uma das maiores empresas do mundo na área da mineração e que nunca deu prejuízo! Do ponto de vista histórico a Companhia Vale do Rio Doce é mais importante do que a Petrobrás, porque ela foi criada em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, pelo então Presidente Getúlio Vargas, inicialmente para explorar minério de ferro em Minas Gerais e exportar através do Porto de Tubarão, no Estado do Espírito Santo, a fim de ajudar os aliados no esforço de guerra contra os países do eixo (Alemanha, Itália e Japão). Após o fim da guerra, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) passou a fornecer minérios para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. Ela cresceu tanto que passou a explorar vários tipos de minérios e rapidamente se expandiu, além de Minas Gerais, principalmente pelos Estados do Espírito Santo, Bahia, Maranhão e Pará. Por isso ela teve um papel importante, também, para ajudar a nação quando a Petrobrás surgiu, em 03 de Outubro de 1953, sendo Presidente da República Getúlio Vargas.
        Em minha opinião essa entrega da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), em 1997, feita pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, aos estrangeiros, foi o pior crime contra o patrimônio público brasileiro em sua História recente! Éramos donos e passamos a ser empregados. Antes tínhamos os lucros e os impostos, mas depois ficamos somente com os impostos porque os lucros passaram a ser enviados para o exterior! Por isso é que em 2002, nós, 54 milhões de eleitores brasileiros votamos em Lula para Presidente da República, porque uma das principais promessas dele era retomar esse patrimônio que foi tirado de forma criminosa do Brasil. Porém o então Presidente Lula e o seu Partido dos Trabalhadores (PT), ao assumir o Governo em 2003, traíram o povo, e não cumpriram essa e outras promessas. No segundo semestre de 2006, o Presidente Lula se apresentou novamente ao povo como candidato a reeleição e dizendo que o primeiro mandato tinha sido para "arrumar a casa", mas que no segundo mandato a coisa iria acontecer. Foi reeleito com grande votação, ou seja, nós brasileiros demos a ele mais um voto de confiança! Novamente essa promessa foi empurrada pra debaixo do tapete! Nada aconteceu! O que se viu nos dois mandatos do Presidente Lula foi um relacionamento de paz e amor com o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso. Quando, em 2010, o Presidente Lula apresentou a sua então candidata Dilma Roussef para Presidenta da República eu não votei mais, porque vi a enganação! Porém ela foi eleita e a falta de coerência vem acontecendo em vários setores do atual Governo da Presidenta Dilma e seu PT. Acredito que o somatório de várias incompetências é que desembocaram na atual crise política e econômica. O povo está cansado de ser enganado! Parte dessa responsabilidade, também, é do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), que não exerceu corretamente o seu papel fiscalizador e de dar um bom exemplo. Quando um Presidente não presta o Congresso Nacional tem o Poder Constitucional de botá-lo pra fora do governo. E o Poder Judiciário como um dos Três Poderes da República, igualmente tem a sua parcela de responsabilidade nisso tudo.
        Enfim, só Deus vai nos tirar desse terrível atoleiro e o governo tem que ser humilde e reconhecer que fracassou, principalmente por causa de seus interesses materialistas e descompromissos com as reais necessidades do povo brasileiro! Que Jesus Cristo Senhor do Bonfim e Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil) iluminem o melhor caminho a ser seguido para a solução sincera dessa grave crise que se abateu sobre a nossa tão querida Pátria Brasileira!

Castanhal, Pará, 02 de Julho de 2013.



Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA  -  Escritor
Suplente de Vereador - Partido Verde (PV)

E-mail: ebcferraz@hotmail.com

ANALISANDO A CRISE BRASILEIRA ATUAL

        O que eu estou vendo e percebendo a nível nacional é que vários partidos (principalmente os da base do governo federal), alguns líderes, sindicatos e entidades que estavam inicialmente dizendo que as reivindicações eram manipulações da direita, querendo repetir 1964, agora já estão se infiltrando no movimento e se apresentando como operários das primeiras horas do expediente! Puro oportunismo!
        A crise existe e pode ser explicada através da Matemática que aprendemos no antigo 1º Grau: por exemplo, se tem uma mesa que pesa cem quilos e somente duas pessoas vão carregá-la, o resultado é que cada um  estará levantando cinquenta quilos! Mas se aumentarmos o número de operários para cinco, então cada um carregará vinte quilos! Pois bem, desde o início do primeiro governo do ex-Presidente Lula (2003) que os aumentos salariais dos privilegiados (Deputados Federais, Senadores, Presidente da República, STF etc., e nos estados e municípios os primeiros escalões dos gestores) acompanham mais ou menos o mesmo aumento, todos os anos, e vem subindo em média mais de cinquenta por cento. Enquanto isso os salários do povão (salário mínimo) não passa de 9%, no máximo. Este processo já tem dez anos, ou seja, oito anos do ex-Presidente Lula e dois anos da Presidenta Dilma. Resultado: concentração de renda para uma elite privilegiada e diferença geométrica galopante afastando o menor salário (mínimo) em relação aos maiores! Este modelo de política fere frontalmente o artigo 5º da Carta da República – 1988, porque nela garante que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...”.
        No citado exemplo da mesa, ou seja, tem mais peso para os dois operários carregarem, porque os outros três além de não ajudar ainda sentaram em cima da própria mesa! Por isso a maioria da população está sentido o peso da inflação e dos impostos diretos e indiretos! Para este caso só vejo uma solução sincera: os privilegiados, humildemente, aceitarem reduzir um pouco os seus salários em benefício dos irmãos compatriotas que estão ganhando pouquíssimo em termos reais! É a hora de ver quem realmente é brasileiro e irmão do próximo! Fora disso é demagogia e enganação! Porque se derem algum pequeno aumento para os menores sem diminuir dos maiores gerará mais inflação e não resolve. De tanto o povo “apertar o cinto” a fivela já quebrou.  Este quadro está no Brasil inteiro! Além desse grande problema tem outros! É isso mesmo, pois sou brasileiro e devo opinar e participar, democraticamente, do que me omitir. O Brasil é a Pátria de todos nós!
        Que nosso bondoso Deus ajude e ilumine todos os habitantes deste País rico e maravilhoso, mas onde poucos querem sozinhos usufruir de quase todos os seus recursos financeiros existentes! O momento é de exercício prático da verdadeira solidariedade humana e cristã!

Castanhal, Pará, 02 de Julho de 2013.



Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA  -  Escritor
Suplente de Vereador - Partido Verde (PV)

E-mail: ebcferraz@hotmail.com

segunda-feira, 1 de julho de 2013

REFORMA POLÍTICA E PARTIDÁRIA

        O Parlamentarismo é a melhor forma de governo. O Primeiro-Ministro é o CHEFE DO GOVERNO: administra e gerencia. Ele é eleito pelo parlamento, isto é, pelos Deputados Federais. O escolhido é um dos deputados. Em caso de uma crise grave ou da aprovação, pelos Deputados Federais, de um VOTO DE DESCONFIANÇA para o Primeiro-Ministro e seu Gabinete (auxiliares), o Parlamento é dissolvido e são convocadas novas eleições no prazo de trinta dias. Nesse sistema não há necessidade de ter o Senado Federal e a Câmara dos Deputados Federais: bicameralidade. Tudo funciona com uma única Câmara: unicameralidade. As decisões são mais rápidas e com menos burocracia. Também, haverá uma grande economia para o País.
       Estou convencido que o Brasil deve ingressar no sistema parlamentarista o mais rápido possível. Atualmente o Senador da República tem um mandato de oito anos, enquanto o Deputado Federal tem apenas quatro anos. O Suplente do Senador não é votado e sim indicado pelo próprio Senador no ato do registro da sua candidatura. Tem Senador que coloca como seu suplente o pai, o filho, o cunhado, a amante. É mais ou menos a regra do Senado do extinto Império Romano! Esta burocracia custa muito caro para o Brasil.
        O Presidente da República pode continuar existindo como o CHEFE DE ESTADO, representando o país e liderando politicamente o povo. Ele é eleito diretamente pelo povo e deve ter um programa definido a fim de influenciar os parlamentares e a escolha do Primeiro-Ministro.
        É bom que os partidos políticos sejam fortes e participativos. Porém, é fundamental que haja a possibilidade do cidadão lançar a sua candidatura de forma independente para qualquer cargo eletivo (Vereador, Prefeito, Deputado Estadual, Governador, Deputado Federal e Presidente da República). Esta medida é democrática e impede a manipulação de um determinado partido controlado por um “chefão” de queimar a pretensão de uma liderança nova. Também, valoriza o exercício pleno da cidadania e coloca a participação democrática a altura de todos os brasileiros. Por outro lado, os partidos políticos irão tratar melhor os seus filiados porque existirá a possibilidade do cidadão ser candidato sem partido!
        O financiamento público para a campanha eleitoral não deve ser no sentido de dar dinheiro aos partidos e/ou candidatos diretamente. A Justiça Eleitoral deve empregar o dinheiro para patrocinar horários gratuitos mais amplos na televisão, no rádio e na internet para debates e apresentações dos programas dos candidatos, visando o pleno conhecimento dos eleitores a respeito do candidato a ser escolhido. Desta forma a campanha será mais educativa e consciente. A Justiça Eleitoral deve fiscalizar com mais rigor os partidos políticos.
        Atualmente as campanhas eleitorais são uma verdadeira empulhação com os famosos showsmícios. O eleitor vota sem conhecer o programa e o candidato. Isto só beneficia os grandes grupos econômicos que investem na política como se fosse uma “bolsa de valores”.
        O voto deve continuar secreto para o eleitor escolher livremente o seu candidato. Porém, o candidato eleito para representar o povo não pode votar secretamente em nada, tem que votar abertamente, publicamente, a fim do eleitor acompanhar e ver a posição de quem o representa.

Castanhal, Pará, 01 de Julho de 2013
Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor
Suplente de Vereador – Partido Verde (PV)
E-mails: eugenioescritor@gmail.com      /      ebcferraz@hotmail.com
Celulares: (91)  9601-8380 (Op.OI); 8258-2118 (Op. TIM)
(Este texto é o Capítulo 01, do livro de minha autoria CAMINHANDO COM O POVO, 1ª edição 2002 e 2ª edição 2003, lançado em Castanhal, Pará).