quarta-feira, 31 de maio de 2017

VIDA SIM! SUICÍDIO NÃO!

        Cada pessoa humana é muito importante e especial, por isso possui uma missão, confiada por Deus, para viver e realizar no Planeta Terra!
        O suicídio é o ato que a pessoa faz de livre vontade ou por falta de discernimento (doença) para matar a si própria. É uma atitude cruel e extrema realizada contra a sua própria vida.
        Um dado preocupante no Brasil é a revelação do Mapa da Violência, que mostra um aumento próximo de 10%, nos últimos 12 anos, na taxa de suicídios entre a população na faixa etária de 15 a 29 anos. Os adolescentes e jovens são os mais atingidos! É importante ressaltar que grandes quantidades de tentativas de suicídios não aparecem nas estatísticas. Outra coisa, muitas mortes decorrentes de suicídios são identificadas como meros acidentes, como por exemplo: um jovem que está com depressão e vontade de se matar sai com o carro dos seus pais, depois ingere bebida alcoólica e trafega em alta velocidade até colidir com outro automóvel, que causa sua morte (em alguns casos também mata e/ou fere outras pessoas). Nesse caso a morte do jovem é atribuída pela família como um simples acidente.
        O surgimento da internet propiciou a proliferação das redes sociais, a fim de aproximar fraternalmente as pessoas do mundo inteiro. Muitos benefícios são amplamente reconhecidos! Mas, por outro lado, muitas pessoas maldosas estão utilizando, sem critérios éticos, este meio de comunicação social e causando prejuízos contra crianças, adolescentes e jovens. Um exemplo disso é o famigerado jogo “Baleia Azul”, que arrastou muitos seres humanos para a morte através da apologia ao suicídio.
        A falta de espiritualidade (Deus) e o materialismo em grande parte da sociedade, onde ter bens e dinheiro vale tudo e ser e viver decentemente cultivando os verdadeiros valores humanos e universais da vida vale nada, que está na origem dos problemas existenciais de muita gente! É o mundo valorizando mais a aparência do que a essência!
        Temos que considerar como ingrediente incentivador de grande parte das causas dos problemas físicos e mentais das pessoas a grave crise econômica, política e moral que nos últimos anos inundou a Pátria do Brasil. O “tecido social” está bastante afetado, como por exemplos: alto índice de desemprego, aumento da criminalidade (principalmente entre os adolescentes e jovens), banalização da corrupção especialmente no meio político, desvalorização da vida humana desde a concepção.
        As famílias, escolas, profissionais da saúde, igrejas e a sociedade em geral devem prestar mais atenção sobre as causas que estão levando as pessoas a situações extremas de destruição da própria vida. É preciso melhorar as relações pessoais, familiares e sociais, principalmente com os adolescentes e jovens.
        Vamos ajudar e animar quem está precisando de palavras amigas e de solidariedade cristã. A vida deve sempre estar em primeiro lugar!

Castanhal, Pará, 24 de maio de 2017.  

Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor e Poeta.
 - Membro do Movimento Pró-Vida de Castanhal -
E-mail: ebcferraz@hotmail.com
Celulares: (91) 99601-8380 (OI); 98258-2118 (TIM).

Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com

ABORTO PROVOCADO É MATAR UM SER HUMANO!

        A Constituição da República Federativa do Brasil – 1988, no Capítulo I, Dos Direitos Individuais e Coletivos, artigo 5º, diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade...”. Portanto, a nossa Carta da República não faz diferença, por exemplo, de uma pessoa idosa, um adolescente, ou uma criança recém-gerada no útero da sua mãe, isto é, quando o espermatozoide do homem fecunda o óvulo da mulher, então já é uma pessoa humana e possui um espírito criado por Deus. O diferencial de um feto (pessoa com poucas horas de vida, dias ou meses) para quem já nasceu (saiu do ventre da mãe) é que necessita da total proteção da sua vida, ou seja, da inviolabilidade do direito à vida. Como o feto está numa posição indefesa, por isso não pode e nem deve ser assassinado (aborto provocado) sob nenhum pretexto! A vida humana é um dom de Deus e mistério espiritual da criação divina e, portanto, deve ser respeitada e protegida, independentemente da sua idade!
        O Novo Código Civil Brasileiro (Lei Federal nº 10.406, de 10-01-2002), em seu Artigo 2º, diz: “A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro”.
        Tem projetos sendo debatidos no Congresso Nacional (Câmara e Senado Federal), ou seja, Poder Legislativo, querendo legalizar o aborto provocado em grande escala e usando recursos públicos! Também, no STF (Supremo Tribunal Federal), isto é, Poder Judiciário, tem várias ações tramitando com o propósito de liberar o aborto provocado (autorizar a mãe assassinar o seu próprio filho inocente e indefeso). Como sempre, usam palavras bonitas a fim de defenderem uma coisa horrível, hedionda! Falam em “interrupção da gravidez”, “retirada antecipada do feto”, “a mulher é dona do seu corpo e deve fazer dele o que quiser”, “o aborto provocado é uma questão de saúde pública”, “a mãe tem o direito de abortar se o filho tiver alguma deficiência física”.
        A mulher só é dona do seu corpo e pode fazer o que quiser com ele somente enquanto não estiver grávida. Depois de engravidada a mulher hospeda em seu útero outra pessoa humana, o que não lhe dá o direito de assassinar o hóspede indefeso! Ninguém tem o direito de provocar um aborto! Não podemos e nem devemos brincar com a vida humana!
        “Antes que no ventre fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações”. (Bíblia Sagrada – Jeremias – 1, 5).
        A vida humana é uma linda e perfeita obra da criação de Deus. Por isso todas as pessoas devem colaborar para a sua proteção e evolução. As diversas religiões e igrejas precisam se unir mais na defesa da vida humana desde a concepção. Que o nosso bondoso Deus ilumine e proteja a Pátria Brasileira nesta caminhada evolutiva.
                                                                                                
Castanhal, Pará, 23 de Maio de 2017. 

Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor e Poeta.
- Membro do Movimento Pró-Vida de Castanhal -
E-mail: ebcferraz@hotmail.com
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com

Celulares: (91)  99601-8380 (OI); 98258-2118 (TIM)

quarta-feira, 29 de março de 2017

SISTEMA PENITENCIÁRIO NO BRASIL.


PROGRAMA: FALA PROFESSOR EUGENIO.
TEMA: SISTEMA PENITENCIÁRIO NO BRASIL.
DATA: 08 DE MARÇO DE 2017.
CASTANHAL, ESTADO DO PARÁ.
Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ.
Especialista em Educação diplomado pela UFPA.
Escritor e Poeta.
E-mail: ebcferraz@hotmail,com
Celulares: (91) 99601-8380 (OI); 98258-2118 (TIM).
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com


terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

MINISTROS DO STF (SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL): QUE VOSSAS TOGAS SIRVAM PARA PROTEGER E NÃO PARA CONDENAR INOCENTES.

        O STF deve julgar a ADI 5581, que abre a possibilidade do aborto provocado para as grávidas com Zika. Neste momento, é importante lembrar que, quando uma mulher é acometida por este vírus na gestação, menos de 10% dos bebês nascem com a síndrome congênita ligada a doença. No melhor estudo populacional, feito na Polinésia Francesa, apenas 1% das crianças foram afetadas. Além disso, defender o aborto neste caso revela preconceito para com todas as pessoas com deficiência que já nasceram. É ainda um golpe duríssimo às mães que abortarem, que fatalmente sofrerão com depressão, ansiedade crônica e até impulsos de suicídio, como prova estudo do British Journal of Psychiatry. Ou seja, não se trata absolutamente de crença religiosa; a Ciência está ao lado da Vida desde a concepção! Além do mais, segundo recentes pesquisas de opinião, mais de 85% da população brasileira é contra a legalização do aborto provocado no País. Portanto, Senhores Juízes, que a caneta da lei sirva para proteger mães e crianças e nunca para assinar sentenças de morte.
--------------------------------------------------------------------------------------------
“Sou plena, feliz e existo porque minha mãe não optou pelo aborto”, diz jornalista com microcefalia.
        Ana Carolina Cáceres, de Campo Grande (MS), desafiou todos os limites da microcefalia previstos por médicos. Eles esperavam que ela não sobrevivesse. Hoje, Ana tem 24 anos e está formada em jornalismo. Neste depoimento, ela defende uma discussão informada sobre o aborto: “Quando li a reportagem sobre a ação que pede a liberação do aborto em caso de microcefalia no Supremo Tribunal Federal (STF), levei para o lado pessoal. Me senti ofendida. Me senti atacada”.
(Matéria publicada no site da BBC Brasil).
--------------------------------------------------------------------------------------------
No 3º mês (12ª semana), o bebê está todo formado e em pleno desenvolvimento:
- todos os órgãos estão formados;
- coração batendo;
- sistemas nervoso e vascular em plena atividade;
- rins funcionando;
- mede cerca de 9 centímetros;
- pesa cerca de 45 gramas;
- o bebê sente dor; 
- tem sensações de medo;
- num aborto por sucção, o bebê pressente e foge da agulha; 
- reage à luz;
- dorme, sonha e acorda; 
- brinca com o cordão umbilical;
- faz caretas;  
- gosta de música;
- reage quando molestado na amniocentese;
- dependendo do sabor da molécula de alimento ingerida pela mãe, o feto reage de forma  positiva ou negativa.
-------------------------------------------------------------------------------------------
CASO CONTRÁRIO, QUEM SERIAM OS PRÓXIMOS?
BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN?

AGÊNCIA DA BOA NOTÍCIA – A Paz Pela Comunicação.
MOVIDA – Movimento Pela Vida e Não Violência.
BRASIL SEM ABORTO – Movimento Nacional da Cidadania Pela Vida.
ESTAÇÃO DA LUZ.
   


terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O FIM DO LIXÃO DO PANTANAL E A CRIAÇÃO DO ATERO SANITÁRIO.

PROGRAMA: FALA PROFESSOR EUGENIO!
TEMA: O FIM DO LIXÃO DO PANTANAL E A CRIAÇÃO DO ATERO SANITÁRIO.
DATA: 13 DE JANEIRO DE 2017.
CASTANHAL, ESTADO DO PARÁ.
Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor e Poeta.
E-mail: ebcferraz@hotmail.com              
Celulares: (91)  99601-8380 (OI); 98258-2118 (TIM).


BACIA HIDROGRÁFICA EM CASTANHAL.

PROGRAMA: FALA PROFESSOR EUGENIO!
TEMA: BACIA HIDROGRÁFICA EM CASTANHAL.
DATA: 08 DE JANEIRO DE 2017.
CASTANHAL, ESTADO DO PARÁ.
Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor e Poeta.
E-mail: ebcferraz@hotmail.com              
Celulares: (91)  99601-8380 (OI); 98258-2118 (TIM).


A VIDA COMEÇA NA FECUNDAÇÃO.

PROGRAMA: FALA PROFESSOR EUGENIO!
TEMA: A VIDA COMEÇA NA FECUNDAÇÃO.
DATA: 12 DE JANEIRO DE 2017.
CASTANHAL, ESTADO DO PARÁ.
Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor e Poeta.
E-mail: ebcferraz@hotmail.com 
Celulares: (91)  99601-8380 (OI); 98258-2118 (TIM).   
          


O ABORTO PROVOCADO MATA UM SER HUMANO INDEFESO!

        No dia 29 de Novembro de 2016, a Primeira Turma (formada por cinco Ministros) do Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento de um Habeas Corpus pedindo a revogação da prisão de médicos e outros funcionários de uma clínica de aborto clandestina em Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro, decidiu descriminalizar o aborto provocado no primeiro trimestre (três meses, ou seja, doze semanas) da gravidez. O voto do Ministro Luís Roberto Barroso foi seguido pelos Ministros Edson Fachin e Rosa Weber. E os Ministros Marco Aurélio e Luiz Fux não votaram sobre a questão do aborto e deliberaram somente pela legalidade da prisão, isto é, votaram apenas pela manutenção da liberdade dos acusados.
        O Supremo Tribunal Federal (STF) compõe-se de onze Ministros, por isso espero que no Plenário com todos eles presentes revogue (cancele) esta decisão errada da maioria da Primeira Turma, visto que é inconstitucional porque na Constituição Federal – 1988, no Artigo 5º, diz que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade...”. Portanto, a nossa Carta da República não faz diferença, por exemplo, de uma pessoa idosa, um adolescente, ou uma criança recém-gerada no útero da sua mãe, isto é, quando o espermatozoide do homem fecunda o óvulo da mulher, então já é uma pessoa humana e possui um espírito criado por Deus. O diferencial de um feto (pessoa com poucas horas de vida, dias ou meses) para quem já nasceu (saiu do ventre da mãe) é que necessita da total proteção da sua vida, ou seja, da inviolabilidade do direito à vida. Como o feto está numa posição indefesa, por isso não pode e nem deve ser assassinado (aborto provocado) sob nenhum pretexto! Enfim, a Constituição Federal (1988) não diz, por exemplo, que o ser humano (feto) até três meses de vida pode ser morto pela própria mãe (aborto provocado) porque ainda não é uma pessoa! Além do mais, no citado Artigo 5º, no inciso XLVII e alínea “a”, afirma que no Brasil “não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada...”. Também, não devemos imitar os exemplos ruins de alguns Países, assim chamados “democráticos e desenvolvidos”, que liberaram o crime hediondo do aborto provocado! Se a Lei brasileira protege a vida da pessoa idosa no final dos seus dias de existência, então do mesmo modo deve proteger a vida no início, isto é, a partir da fase embrionária! A vida humana é um dom de Deus e mistério espiritual da criação divina e, portanto, deve ser respeitadaeprotegida, independentemente da sua idade!                                                                 
        A fim de não haver mais nenhuma dúvida e corrigir erros, inclusive os praticados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o certo é o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), o mais rapidamente possível legislar com bastante clareza sobre esse assunto fundamental, pois na verdadeira democracia “Todo o poder emana do povo...” (Artigo 1º, Parágrafo único, da Carta da República de 1988). No meu livro “Crestomatia Poética e Literária” - 2008, (Capítulo 2 - ONDE ESTÁ O DIREITO À VIDA?) sugeri uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) com a seguinte redação para ser acrescentada ao Artigo 5º, passando a ser o inciso LXXVIII, na Constituição da República Federativa do Brasil – 1988: “A vida da pessoa humana tem início no momento da fecundação do óvulo pelo espermatozoide e, por isso, tem todos os seus direitos garantidos e protegidos”.
        Todas as pessoas de bem, as diversas religiões e igrejas precisam se unir mais na defesa da vida humana desde a concepção. Que o nosso bondoso Deus ilumine e proteja a Pátria Brasileira nesta caminhada evolutiva.
Castanhal, Pará, 05 de Dezembro de 2016.
                            
Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ - Suplente de Vereador (2013 - 2016).

Celulares: (91) 99601-8380 (OI); 98258-2118 (TIM). E-mail: ebcferraz@hotmail.com