sexta-feira, 9 de maio de 2014

ECOLOGIA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

        A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem. Por isso o Papa Francisco sabiamente disse que: “A ecologia humana e a ecologia ambiental são inseparáveis”.
        Quando crimes ambientais acontecem em grande escala destruindo as florestas, animais, nascentes e rios, causando poluição e contaminação imediatamente aparecem as mudanças climáticas como consequência direta. Porém ainda existem pessoas desinformadas que afirmam que esse assunto das mudanças climáticas é falso! Como resposta para estes cidadãos cito um exemplo simples e real: fique durante 30 minutos debaixo de uma frondosa árvore ao meio dia e logo depois saia e se exponha diretamente ao Sol escaldante por igual período de tempo! Então aconteceu ou não uma mudança climática radical?
        Todos os dias nos cinco continentes do mundo estão acontecendo agressões contra o meio ambiente. O fato novo é que nos últimos cem anos a destruição da natureza provocada pelo ser humano foi maior do que a ocorrida em toda a história mundial, desde o surgimento da humanidade!
        Deus, a Sabedoria da Sabedoria e a Ciência da Ciência, criou o Planeta Terra e o ser humano para nele viver feliz e administrá-lo. Mas também estabeleceu regras e leis naturais, a fim de haver equilíbrio e continuidade da vida em todos os seus aspectos e dimensões. Quando interesses materialistas e egoístas se sobrepõem aos verdadeiros valores ecológicos e universais que dão sustentação a vida, então ocorre o caos ambiental com graves prejuízos materiais e de vidas humanas.
        Ser cristão também requer conhecer e participar ativamente na defesa, proteção e recuperação do meio ambiente, para as presentes e futuras gerações. Amar a Deus igualmente implica amar as suas obras!

Castanhal, Pará, 04 de Maio de 2014. 

Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
Especialista em Educação - Escritor
Católico Apostólico Romano
Telefones Celulares: (91) 9601-8380 (OI) e 8258-2118 (TIM)
E-mail: ebcferraz@hotmail.com
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com            


Nenhum comentário:

Postar um comentário