quinta-feira, 5 de junho de 2014

SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


        De 1 a 5 de Junho de 1972 aconteceu em Estocolmo, capital da Suécia, a primeira Conferência das Nações Unidas Sobre o Ambiente Humano. Portanto, a partir de então ficou instruída a Semana Mundial do Meio Ambiente como sendo de 1 a 5 de Junho de cada ano. E no dia 5 é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
        Esta primeira Conferência aconteceu como resultado da conscientização de vários países do mundo a respeito da acelerada degradação do meio ambiente, que ocasiona diversos prejuízos humanos e materiais. Também, a constatação científica de que a desordem ecológica coloca em risco a continuidade da vida em todo Planeta Terra!
        Como resultado prático desta nova realidade mundial, na Constituição da República Federativa do Brasil – 1988 foi incluído o Capítulo VI, Do Meio Ambiente, Artigo 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Por isso, todos os estados e municípios da federação brasileira devem defender e recuperar o meio ambiente, porque é fundamental para a sobrevivência das pessoas, animais e plantas. A melhor e mais eficiente maneira de obter sucesso na conscientização ecológica é através da Educação Ambiental, conforme determina o parágrafo 1º, inciso VI, do já citado artigo da Carta da República: “promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”.
        Aqui na Amazônia Brasileira a nossa responsabilidade é maior ainda, porque estamos na maior região de Floresta Equatorial do mundo, com imensas riquezas naturais, humanas e biodiversidade. A soberania da Amazônia Brasileira é do Brasil, assim como o dever de administrá-la da melhor maneira possível e sem destruir e poluir o seu meio ambiente. Todos esperam muito de nós! Portanto, as nossas presentes e futuras gerações precisam da Amazônia ecologicamente equilibrada!    
        Que Deus, o autor de todas as formas de vida, ilumine a humanidade nesta caminhada evolutiva ecológica! Vamos fazer a nossa parte e colaborar na defesa e preservação do nosso Planeta Terra!
        Viva a Semana Mundial do Meio Ambiente!

Castanhal, Pará, 04 de Junho de 2014.
  
Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
- Especialista em Educação diplomado pela UFPA - Escritor.
Suplente de Vereador - Partido Verde.

Celulares: (91)  9601-8380 (Op.OI); 8258-2118 (Op. TIM).
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com
E-mail: ebcferraz@hotmail.com


                


Nenhum comentário:

Postar um comentário