segunda-feira, 21 de julho de 2014

DOIS ANOS DO FALECIMENTO DO MEU PAI

        Neste dia 20 de Julho de 2014, Domingo, completam dois anos do falecimento do meu saudoso pai Valdemar de Souza Ferraz.
        Ele nasceu na Fazenda Lagoa dos Bons Nomes, Distrito de Nazaré do Pico, Município de Floresta, Estado de Pernambuco, no dia 20 de Junho de 1921. Era o décimo filho, caçula, do casal João de Souza Nogueira e Angélica Teodora de Souza Ferraz. Tinha os seguintes irmãos e irmãs: Euclídes de Souza Ferraz, Odilon Nogueira de Souza, Manoel de Souza Ferraz, Ana Angélica de Souza Ferraz, Luiz de Souza Nogueira, Américo Nogueira de Souza, Ildefonso de Souza Ferraz, Emília Angélica de Souza Ferraz, Hildebrando de Souza Nogueira. Seus pais faleceram quando ele ainda era criança e foi criado, principalmente, pelos seus irmãos Luiz, Ana e Coronel Manoel de Souza Ferraz. Fez seus estudos primários na Escola Municipal do Distrito de Nazaré do Pico. Alguns anos depois foi residir no município de Pesqueira, Pernambuco, onde trabalhou na Fábrica Peixe durante 12 anos; ingressou na Congregação Mariana no ano de 1952. No ano de 1953 mudou-se para Itapetinga, Estado da Bahia, a convite do seu irmão Américo Nogueira de Souza, que já residia na referida cidade há alguns anos. Em 1957 casou-se com a Professora Luíza de Melo Costa Ferraz (irmã do seu amigo Padre Antônio Melo Costa) e tiveram seis filhos: José Acácio Costa Ferraz, Valdemar de Souza Ferraz Filho, Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz, João Carlos Costa Ferraz, Paulo Costa Ferraz e Cristianne Costa Ferraz.
        Em Itapetinga ele foi Vereador, Comerciante, Educador, Escritor, Ministro da Eucaristia da Igreja Católica Apostólica Romana, Congregado Mariano, participou da Sociedade Beneficente dos Artífices e Operários de Itapetinga, foi um dos fundadores e membro da Academia Itapetinguense de Letras (AIL).
        Na década de 1980 até parte da década de 1990, a convite do seu sobrinho Luiz Nogueira de Souza (filho do seu irmão Odilon), então Prefeito Municipal de Pau Brasil, Bahia, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação e, também, Vice-Prefeito do Município de Pau Brasil. E foi o coordenador da construção da Igreja Matriz de Santa Luzia, da Igreja Católica Apostólica Romana.
        Depois que se aposentou permaneceu em Itapetinga até o ano de 2012, quando, no mês de Julho foi visitar a sua terra natal, a fim de participar da tradicional Festa de Nossa Senhora da Saúde, no Distrito de Nazaré do Pico, Município de Floresta, Pernambuco. Repentinamente sentiu-se mal e foi levado para o hospital da cidade de Serra Talhada, sendo posteriormente transferido para um hospital da cidade de Caruaru, onde faleceu no dia 20 de Julho de 2012, aos 91 anos de idade e um mês. Seu corpo foi trasladado para a cidade de Itapetinga, Bahia, onde foi sepultado no dia 22 de Julho, no mesmo cemitério onde sua amada e saudosa esposa já se encontrava desde 24 de Agosto de 2010.
        Que esta data sirva para todos nós, seus filhos, parentes e amigos agradecermos a Deus os bons momentos de convivência com ele na caminhada evolutiva da vida!
         Eternas saudades!

Castanhal, Pará, 20 de Julho de 2014.

Prof. Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz.
E-mail: ebcferraz@hotmail.com
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário