quarta-feira, 31 de maio de 2017

VIDA SIM! SUICÍDIO NÃO!

        Cada pessoa humana é muito importante e especial, por isso possui uma missão, confiada por Deus, para viver e realizar no Planeta Terra!
        O suicídio é o ato que a pessoa faz de livre vontade ou por falta de discernimento (doença) para matar a si própria. É uma atitude cruel e extrema realizada contra a sua própria vida.
        Um dado preocupante no Brasil é a revelação do Mapa da Violência, que mostra um aumento próximo de 10%, nos últimos 12 anos, na taxa de suicídios entre a população na faixa etária de 15 a 29 anos. Os adolescentes e jovens são os mais atingidos! É importante ressaltar que grandes quantidades de tentativas de suicídios não aparecem nas estatísticas. Outra coisa, muitas mortes decorrentes de suicídios são identificadas como meros acidentes, como por exemplo: um jovem que está com depressão e vontade de se matar sai com o carro dos seus pais, depois ingere bebida alcoólica e trafega em alta velocidade até colidir com outro automóvel, que causa sua morte (em alguns casos também mata e/ou fere outras pessoas). Nesse caso a morte do jovem é atribuída pela família como um simples acidente.
        O surgimento da internet propiciou a proliferação das redes sociais, a fim de aproximar fraternalmente as pessoas do mundo inteiro. Muitos benefícios são amplamente reconhecidos! Mas, por outro lado, muitas pessoas maldosas estão utilizando, sem critérios éticos, este meio de comunicação social e causando prejuízos contra crianças, adolescentes e jovens. Um exemplo disso é o famigerado jogo “Baleia Azul”, que arrastou muitos seres humanos para a morte através da apologia ao suicídio.
        A falta de espiritualidade (Deus) e o materialismo em grande parte da sociedade, onde ter bens e dinheiro vale tudo e ser e viver decentemente cultivando os verdadeiros valores humanos e universais da vida vale nada, que está na origem dos problemas existenciais de muita gente! É o mundo valorizando mais a aparência do que a essência!
        Temos que considerar como ingrediente incentivador de grande parte das causas dos problemas físicos e mentais das pessoas a grave crise econômica, política e moral que nos últimos anos inundou a Pátria do Brasil. O “tecido social” está bastante afetado, como por exemplos: alto índice de desemprego, aumento da criminalidade (principalmente entre os adolescentes e jovens), banalização da corrupção especialmente no meio político, desvalorização da vida humana desde a concepção.
        As famílias, escolas, profissionais da saúde, igrejas e a sociedade em geral devem prestar mais atenção sobre as causas que estão levando as pessoas a situações extremas de destruição da própria vida. É preciso melhorar as relações pessoais, familiares e sociais, principalmente com os adolescentes e jovens.
        Vamos ajudar e animar quem está precisando de palavras amigas e de solidariedade cristã. A vida deve sempre estar em primeiro lugar!

Castanhal, Pará, 24 de maio de 2017.  

Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor e Poeta.
 - Membro do Movimento Pró-Vida de Castanhal -
E-mail: ebcferraz@hotmail.com
Celulares: (91) 99601-8380 (OI); 98258-2118 (TIM).

Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário