terça-feira, 1 de abril de 2014

RIO APEÚ E IGARAPÉ CASTANHAL.

        A bacia hidrográfica é uma área geográfica aonde todas as águas pluviais, das nascentes e demais cursos de água menores vão convergindo para um curso de água principal (rio), que recebe afluentes e subafluentes, e ao final vai desaguar diretamente no mar, ou em um grande lago, ou em outro grande e importante rio que o recebe como afluente. A Bacia Hidrográfica do Rio Apeú está localizada na Região Nordeste do Estado do Pará e possui, aproximadamente, uma área de 315 quilômetros quadrados. Sendo que 77% de sua área estão localizadas no Município de Castanhal; 16% no Município de Santa Izabel do Pará e apenas 7% no Município de Inhangapi. O Rio Apeú nasce na Fazenda Buriti, em terras do Município de Castanhal, e desemboca no Rio Inhangapi (que é afluente do grande e volumoso Rio Guamá). Os principais afluentes do Rio Apeú são os Igarapés (rios): Castanhal, Macapazinho, Americano, Janjão, Fonte Boa, Marapanim, Taiteua, Pacuquara, Caapiranga, Itaqui e São João.
        No dia 27-03-2014, às 9:30 horas, aconteceu uma Audiência no Ministério Público do Estado do Pará, na cidade de Castanhal, com a Promotora do Meio Ambiente, Excelentíssima Drª Maria de Lourdes Costa Brasil. No Inquérito Civil Público que apura danos ambientais na Bacia Hidrográfica do Rio Apeú, ela colheu depoimentos das seguintes pessoas: 1- Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz; 2- Professor Gilberto Queiroz Carneiro; 3- Francisco Silvino da Conceição Batista; 4- Manoel Osmeira de Lima. Todos falaram em defesa da preservação e recuperação das nascentes (APP – Área de Preservação Permanente) do Histórico Igarapé Castanhal, localizadas no Camping Ibirapuera e áreas adjacentes.
        Também protocolei e entreguei no Ministério Público, sob o nº 217/14, em 27-03-2014, o Requerimento Coletivo (abaixo assinado) de 18-03-2014, à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Castanhal requerendo medidas legais contra o descaso do meio ambiente no município, que recebeu 389 assinaturas (em apenas 9 dias). E foram apensados (anexados) o "ABAIXO ASSINADO IBIRAPUERA PARA TODOS", com texto redacional feito em 2013, que contabilizou 191 assinaturas presenciais; e igualmente o "ABAIXO ASSINADO IBIRAPUERA PARA TODOS", na internet, (http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=p2013N44404), que recebeu 398 assinaturas virtuais O total geral (somatório) foi de 978 assinaturas. O efeito desse Requerimento Coletivo (protocolado no dia 27-03-2014) brevemente terá uma resposta, visto que ele contém 101 páginas: textos, assinaturas, diversos documentos anexados, fotos, inclusive uma mídia eletrônica com vídeos e fotos sobre as nascentes do Igarapé Castanhal localizadas no Camping Ibirapuera e adjacências. O problema da depredação do meio ambiente vem ocorrendo frequentemente e, ao longo do tempo, causando a destruição da fauna, da flora, da mata ciliar e produzindo poluição, devido ocupação urbana irregular, visto que esgotos são lançados diretamente, sem nenhum tratamento, no Igarapé Castanhal, que é afluente do igualmente Histórico Rio Apeú (do mesmo modo vítima do descaso do meio ambiente). Que todas as áreas degradadas da Bacia Hidrográfica do Rio Apeú no município de Castanhal sejam recuperadas e protegidas.
        Vamos refletir um pouco: as pequenas nascentes e os pequenos cursos de água, somados, formam os maiores rios do mundo! Mas se as pequenas nascentes e os pequenos cursos de água forem destruídos os maiores rios do mundo também morrerão!
        Oportunamente agradeço a todos que ajudaram (direta ou indiretamente) nesta etapa da campanha em defesa do meio ambiente do município de Castanhal.
        A vida em primeiro lugar! Saudações ecológicas!
       
Castanhal, Pará, 30 de Março de 2013.

Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
- Especialista em Educação diplomado pela UFPA - Escritor.
Suplente de Vereador - Partido Verde.
Celulares: (91)  9601-8380 (Op.OI); 8258-2118 (Op. TIM).
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com       -     E-mail: ebcferraz@hotmail.com
.

Fotografia tirada dia 27-03-2014, no Ministério Público, em Castanhal, Pará, após a Audiência com a Promotora do Meio Ambiente.
Na foto, da direita para a esquerda: Professor Eugenio Ferraz, Professor Gilberto Carneiro e o Cantor e Compositor Manoel Osmeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário