terça-feira, 1 de abril de 2014

DIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE.

        O dia 23 de Março é o Dia Municipal do Meio Ambiente em Castanhal, Estado do Pará. Em 2013 a Câmara Municipal elaborou e aprovou o Código Ambiental Municipal de Castanhal e incluiu esta data nele.
        Como um gesto ecológico concreto para comemorar esta importante data, no Domingo, 23 de Março de 2014, a partir das 16:30 horas até às 21:00 horas estive, juntamente com outros ecologistas, na Praça da Igreja Matriz de São José colhendo assinaturas no Abaixo Assinado à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Comarca de Castanhal, Pará (MPE), contra o descaso do Meio Ambiente no município, especialmente em defesa dos Históricos Igarapé Castanhal e Rio Apeú, inclusive suas nascentes, matas ciliares e toda a Bacia Hidrográfica.  Porém o prazo final para colher as assinaturas (presenciais) no papel (numerado e padronizado) é até Quarta-Feira, 26-03-14, porque na Quinta-Feira, 27-03-14, o referido Abaixo Assinado será entregue no Ministério Público. É que a Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Drª Maria de Lourdes Costa Brasil, já instaurou dias atrás um INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO sobre o assunto e tem prazo estipulado, visto que logo após será feita uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA, que vai ser encaminhada à Justiça.
        A cidade de Castanhal surgiu no século XIX às margens do Histórico Igarapé Castanhal. A árvore Castanheiro-do-pará (Bertholletia excelsa), popularmente conhecida como castanheira, é nativa da Floresta Amazônica e inspirou a origem do nome do município de Castanhal (muitas castanheiras).  Antigamente aqui no município tinham muitas delas, principalmente às margens do Igarapé Castanhal. Hoje restam poucas.                                 
        Oportunamente, lembro que dia 22 de Março de 2014, Sábado, foi comemorado o Dia Mundial da Água. Infelizmente os recursos hídricos no município de Castanhal vem sendo destruídos e poluídos ao longo do tempo. Ironicamente, apesar de estarmos na Região Amazônica, onde temos a maior e mais volumosa Bacia Hidrográfica do mundo, já estamos sofrendo com as consequências do descaso com o Meio Ambiente. Precisamos mudar, urgentemente, esta triste realidade, antes que haja mais sofrimento e humilhação!
        Deus, a Sabedoria da Sabedoria, nos presenteou com um lindo meio ambiente ecologicamente equilibrado, para as presentes e futuras gerações. Mas por interesses materialistas esta riqueza natural está se acabando!
        Viva o Dia Municipal do Meio Ambiente de Castanhal.

Castanhal, Pará, 24 de Março de 2014.

Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
(Suplente de Vereador – Partido Verde).
– Especialista em Educação diplomado pela UFPA e Escritor –

Celulares: (91) 9601-8380 (OI) e (91) 8258-2118 (TIM).
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com
E-mail: ebcferraz@hotmail.com

Fotografia tirada no dia 23-03-2014. Professor Eugenio Ferraz exibe o Requerimento Coletivo (abaixo assinado) contra o descaso do meio ambiente no município de Castanhal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário