terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

REUNIÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DO MEIO AMBIENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTANHAL, PARÁ.

         Participei nesta Terça-Feira, 24-02-2015, pela manhã, na Câmara Municipal de Castanhal, da primeira reunião (2015) da Comissão Permanente do Meio Ambiente, que é presidida pelo Vereador Raimundo Gadelha. Estavam presentes vários vereadores, lideranças partidárias, representantes da imprensa local, Secretário Municipal do Meio Ambiente (Gil Correia), Secretário Municipal de Planejamento (Professor Betinho), Subprefeito do Bairro da Jaderlândia (Fábio Costa).
        O assunto principal foi saber como está acontecendo os trabalhos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente acerca dos principais temas ecológicos, tais como: preservação das nascentes e igarapés; projeto de construção de um aterro sanitário; educação ambiental.
        Eu tive a oportunidade de fazer uso da palavra e disse que o município de Castanhal está em uma situação ruim com relação a preservação e recuperação das nascentes e igarapés e que, daqui a poucos anos, teremos que captar água do Rio Guamá (que fica distante) para abastecer a cidade. Relatei que já enviei várias cartas para a Câmara Municipal pedindo providências para que o município implante a coleta seletiva do lixo e a construção de um aterro sanitário cientificamente planejado. Sugeri que o Secretário Gil Correia providencie a impressão e distribuição do Código Ambiental Municipal de Castanhal para as escolas do município, haja vista que ele faz parte da grade curricular obrigatória da Educação Ambiental. Também, que haja a comemoração do Dia Municipal do Meio Ambiente, cuja data é 23 de Março, porque no ano passado (2014) não teve nada por iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Falei que já recorri juntamente com outros ecologistas à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente solicitando providências para proteger e recuperar as nascentes do Igarapé Castanhal, Rio Apeú e afluentes. Ressaltei a importância da INDICAÇÃO Nº 046/2014 de 02/01/2014, de autoria da Vereadora Maria Izabel, que após ser aprovado por unanimidade em 12/03/2014, foi enviado para o Prefeito Municipal sugerindo a elaboração de um Projeto de Lei de criação de um programa de proteção das nascentes do município de castanhal, mas que ficou engavetado e nada fizeram.

Castanhal, Pará, 24 de Fevereiro de 2015.


Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Suplente de Vereador - Partido Verde (PV)
Especialista em Educação diplomado pela UFPA – Escritor
E-mail: ebcferraz@hotmail.com
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com
Celulares: (91)  99601-8380 (Op.OI); 98258-2118 (Op. TIM). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário