segunda-feira, 18 de abril de 2011

DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO E DO ÍNDIO: 19 DE ABRIL

       O Dia do Exército Brasileiro é comemorado em 19 de Abril porque foi neste dia e mês do ano de 1648, no Estado de Pernambuco, que as tropas luso-brasileiras derrotaram os invasores holandeses, no Monte dos Guararapes.
        Nesta Batalha dos Guararapes estava a união das três raças que formaram o povo brasileiro: o branco, o índio e o negro! Neste período, vários heróis das três raças se destacaram na defesa dos interesses brasileiros, dentre eles: o Governador do Maranhão Vidal de Negreiros, o índio Felipe Camarão, o Senhor de Engenho João Fernandes Vieira e o negro Henrique Dias.
        No Monte dos Guararapes originou-se o Exército Brasileiro e, mais de três séculos se passaram em um contínuo aprendizado que custou o sacrifício de muitos brasileiros destemidos e conscientes dos deveres de defender os interesses da pátria!
        O Exército Brasileiro, atualmente, está modernizado e em sintonia com a pátria, sempre alerta na defesa do Estado de Direito, da democracia brasileira que é um patrimônio de toda a nação!
        O nosso Exército é destinado à defesa da pátria e à garantia dos Poderes constitucionais, de acordo com o artigo 142, da Constituição da República Federativa do Brasil (1988).
        Portanto, legitimamente, o Exército é o guardião da democracia brasileira, sob a proteção da Nossa Senhora Aparecida e de Jesus Cristo Senhor do Bonfim!
        Também, neste dia 19 de Abril se comemora o Dia do Índio. É impossível falar em Dia do Índio sem fazer uma homenagem ao grande indigenista brasileiro, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, “O Senhor do Caminho”, Patrono das Comunicações.
        O Marechal Rondon era filho de uma índia, sabia o que era a cultura indígena e abriu o caminho da fraternidade para que a comunicação dos habitantes da pátria fosse de paz e harmonia.
        Tenho certeza de que o Marechal Rondon, se vivo estivesse, iria gostar da atual Constituição da República Federativa do Brasil, no que diz respeito aos índios, especialmente o artigo 231, que afirma: “São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar os seus direitos.”.
        O Dia do Índio é motivo de orgulho para todos os brasileiros, visto que o índio é uma das três raças que formaram o País. Isso só fez enriquecer o Brasil porque representa uma cultura milenar do continente americano que se uniu à da África e da Europa, ambas de conhecimentos culturais ancestrais.
        Brasil, um país com nome de árvore, com patrimônio ecológico de valor inestimável: o índio. Tupã: ilumine o Brasil e este dia festivo!
        Parabéns, Exército Brasileiro! Parabéns, indígenas do Brasil!

Castanhal, Pará, 19 de Abril de 2011
.
Professor  EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
- Especialista em Educação e Escritor –
E-mail e MSN: ebcferraz@hotmail.com                                 Skype: eugenio.ferraz1
E-mail e Orkut: eugenioescritor@gmail.com
Blog:  defesadavidahumana.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário