sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ecologia é Vida e Lucros!

        Atualmente as pessoas já estão mais conscientes da importância do respeito à ecologia a fim de se obter melhor qualidade de vida e lucros. Quando o meio ambiente é preservado de forma ecologicamente correta o extrativismo vegetal e mineral, a pesca, pecuária e agricultura vão ter um desenvolvimento limpo e duradouro, ou seja, melhorará a qualidade de vida da população e também fornecerá maiores lucros. A ciência já comprovou de forma definitiva que a utilização da natureza aliada ao respeito ecológico é o único caminho seguro para o verdadeiro progresso e desenvolvimento da humanidade.  Após esta constatação a ciência derrubou definitivamente o antigo mito de que a ecologia era um obstáculo para o progresso.
        O meio ambiente ecologicamente equilibrado reúne todas as condições necessárias para as pessoas terem vida saudável e melhores resultados econômicos em suas atividades produtivas e comerciais. A natureza foi criada por uma suprema inteligência, Deus, que colocou tudo de forma organizada e perfeita para dar sustentação à vida. O fundamental é que as pessoas procurem estudar e conhecer melhor como funciona o ecossistema do Planeta Terra para viver e trabalhar em harmonia.
        O Brasil deu um passo muito importante quando colocou na sua Carta da República de 1988 o “Capítulo VI – Do Meio Ambiente”, que tem a sua diretriz muito bem elaborada e inteligente no caput do Artigo 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
        Na atual fase de evolução científica estamos diante da nanotecnologia, isto é, máquinas e equipamentos tecnológicos cada vez menores e mais potentes, que ocupam pequeno espaço e consomem menos matérias primas e energia. Isso representa um importante meio de ajudar na preservação dos recursos ambientais, haja vista o aumento da população mundial e a necessidade de atender suas demandas. Por exemplo: com o auxílio da nanotecnologia é possível construir uma hidrelétrica com um lago pequeno e com turbinas menores e mais eficientes, que podem produzir maior quantidade de energia com baixo impacto ambiental e economia financeira. Também é possível substituir as antigas turbinas das hidrelétricas existentes por outras menores e melhores, a fim de aumentar bastante a geração de energia elétrica sem ser preciso alagar novas áreas de terras com reservatórios de água! Outro benefício preventivo de se construir lagos menores é que na hipótese de um grande terremoto os prejuízos materiais e humanos serão reduzidos.
        Atualmente na Amazônia Brasileira estamos vendo novos projetos de construções gigantescas de hidrelétricas que irão inundar grandes áreas de terras produtivas e desalojar populações de ribeirinhos e indígenas. Por que não se faz agora barragens menores utilizando a nanotecnologia? Por que não se investe também na modernização e troca das antigas turbinas das hidrelétricas já existentes? Outra sugestão ecologicamente correta é investir na geração de energia solar, visto que estamos na Linha do Equador onde o Sol é forte e abundante. Também a energia eólica, que é produzida utilizando-se a força dos ventos é excelente opção. Vamos criar um desenvolvimento em sintonia com o meio ambiente porque teremos mais vida e lucros! A ecologia agradece e retribui com certeza!

Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz  - Especialista em Educação e Escritor –
E-mail e MSN: ebcferraz@hotmail.com                                   Skype:eugenio.ferraz1
E-mail e Orkut: eugenioescritor@gmail.com
Celulares: (91)   8258-2118  /  9121-4836  /  9601-8380

Nenhum comentário:

Postar um comentário