quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO ELEITORAL

É obrigatório para todos os eleitores da 4ª Zona Eleitoral, município de Castanhal, Estado do Pará. Teve início no dia 09-10-2013 e será encerrado no dia 05 de Abril de 2014. O total do eleitorado é de 113.568.
Para se recadastrar o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral, localizado na Praça do Cristo Redentor, de Segunda-Feira à Sexta-Feira, das 9 horas às 17 horas, levando o Título Eleitoral, um comprovante de residência (conta de luz, água), um documento de identidade original com foto legível.
O não comparecimento traz as seguintes consequências: cancelamento do Título; não recebimento de recursos públicos (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, etc); posse em concursos públicos; matrícula em universidades públicas; tirar/renovar passaporte entre outros.
Foi realizada no dia 11 de Fevereiro de 2014, na Fundação Cultural de Castanhal (Casa de Cultura), uma entrevista coletiva com a imprensa concedida pelo MM. Juiz Eleitoral de Castanhal Dr. Ivan Delaquis Perez, que solicitou mais apoio e empenho dos meios de comunicação social, a fim de divulgar ainda mais e conscientizar as pessoas sobre este ato cívico e de exercício pleno da cidadania, ou seja, estar em dia com a Justiça Eleitoral e em condição de votar e participar das próximas eleições. Também, com o Recadastramento Biométrico haverá mais segurança no processo eleitoral, haja vista que o eleitor será identificado pela impressão digital e através de uma foto digital que reconhece aspectos biológicos pessoais e únicos de cada cidadão. O maior problema é que está faltando pouco mais de um mês para a data final do recadastramento e cerca de 40% dos eleitores ainda não compareceram, isto é, muitos estão deixando para os últimos dias, o que poderá ocasionar um grave congestionamento do sistema de atendimento.
Também estava acompanhando o Juiz Eleitoral o Sr. Sérgio Henrique Pacheco (Chefe do Cartório Eleitoral), que igualmente fez alguns esclarecimentos.

 ==================================================
Texto: Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz – Escritor e Especialista em Educação. Contato: (91) 9601-8380 (OI) e 8258-2118 (TIM).
E-mail: ebcferraz@hotmail.com
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com

============================================

Fotografia: Juiz Eleitoral de Castanhal Dr. Ivan Delaquis Perez falando com os Jornalistas e demais representantes dos meios de comunicação social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário