domingo, 22 de dezembro de 2013

25 ANOS DO ASSASSINATO DO NOSSO AMIGO CORRELIGIONÁRIO DO PARTIDO VERDE (PV) ECOLOGISTA CHICO MENDES, PATRONO DO MEIO AMBIENTE BRASILEIRO!


ANTES E DEPOIS DE CHICO MENDES

        A história mundial da ecologia foi dividida em duas partes: antes e depois de Chico Mendes. Por isso é que o Estado do Acre é considerado como a Capital Mundial da Ecologia.
        Francisco Alves Mendes Filho nasceu no dia 15 de Dezembro de 1944, no Seringal Porto Rico, município de Xapurí, Acre. Portanto, nasceu e viveu em um dos estados mais isolados e esquecidos do Brasil, região de exuberantes florestas, seringais, castanhais, rios, índios, povos da floresta. Surgiu em um lugar simples para cumprir uma missão importantíssima neste final de século e milênio: mostrar ao mundo inteiro que não se pode mais continuar destruindo as últimas florestas do Planeta com os seus respectivos habitantes e que ela utilizada racionalmente rende mais, em todos os aspectos, do que a sua devastação. A maior justificativa que os fazendeiros (principalmente os vindos de outros estados do país) davam para realizarem as derrubadas das florestas era que o gado precisava de pastos, pois rendia mais que a floresta, sendo muito importante para o desenvolvimento do Estado. O Chico Mendes com a sua sabedoria de homem da floresta, onde aprendeu muitas coisas ensinadas pela maior e melhor escola do Planeta Terra, a Natureza, logo descobriu e provou que a floresta não era impedimento para o desenvolvimento econômico, pois em um mundo carente de alimentos e matéria prima, utilizando-se a floresta e seus recursos de uma forma ecológica, as pessoas obteriam mais renda e benefícios do que com a criação de gado no sistema ora utilizado. As florestas do Acre são muito ricas em seringueiras, castanheiras, pupunha, açaí, cupuaçu, madeiras de lei, peixe, caça. Estes produtos utilizados de uma forma ecológica podem transformar o Acre em um dos estados mais ricos do país. Porém, para os destruidores da floresta, um homem como Chico Mendes não poderia continuar vivo, porque seria uma ameaça constante aos falsos argumentos para a derrubada da floresta.
        No dia 22 de Dezembro de 1988, há 3( três) anos, o Chico Mendes teve de desencarnar deste Planeta, visto que os inimigos da natureza não puderam acabar com as suas idéias, optaram pela violência pensando que o destruiria. O que aconteceu foi o contrario: Chico Mendes se multiplicou em cada um de nós no mundo inteiro, que acredita e luta pela defesa da vida em todas as suas dimensões, pela ecologia e pelo verde.
        Que esta data de 22 de Dezembro sirva para fazermos uma reflexão em nossas vidas e aprender com o exemplo do Chico, que as maiores e melhores lições quem ensina é a natureza.

Rio Branco, Acre, 22 de Dezembro de 1991.

Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
(O autor é Presidente do Diretório Municipal do Partido Verde
do município de Itapetinga – Bahia)
========================================================
Observação: Este artigo foi publicado pela primeira vez no Jornal A GAZETA (Ano VII, nº 1902, Rio Branco, Acre, Domingo, 22 de Dezembro de 1991, na página 3). Nessa página além do meu artigo também foi publicado  “Lembranças de Xapuri” (reproduzido do Jornal Folha de São Paulo), de autoria do Dr. Márcio Thomaz Bastos, então com 55 anos de idade, Advogado Criminal e ex-Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que atuou como Assistente de Acusação no julgamento dos assassinos de Chico Mendes. Eu tinha 30 anos de idade e nesta data de 22-12-1991 estava na cidade de Xapuri, Acre, onde participei, pela manhã, na Igreja Católica, de uma Santa Missa Solene em sufrágio da alma de Chico Mendes pelos três anos do seu falecimento; depois saída em procissão para visitação coletiva ao túmulo no cemitério. No final da tarde e início da noite, em frente da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri foi colocado um caminhão e a sua carroceria serviu de palanque onde aconteceu um ato público relembrando a História Ecológica e Política de Chico Mendes. Foi um acontecimento muito emocionante e com presença de uma grande multidão de pessoas. Eu fui o único representante do Partido Verde (PV) vindo de fora da Região Norte do Brasil presente nessa ocasião. Ressalto que quando Chico Mendes foi assassinado aos 44 anos de idade ele já tinha assinado a Ficha de Filiação ao Partido Verde (PV). Fui muito bem recebido e tratado pelos amigos correligionários do PV do Acre. Muito agradecido!
        Este artigo igualmente está no Capítulo 04, do livro de minha autoria CAMINHANDO COM O POVO, 1ª edição 2002 e 2ª edição 2003, lançado em Castanhal, Pará.
        A Lei nº 12.892 de 12-12-2013 (resultante do PL – 3341/2012 de autoria da Deputada Federal Janete Capiberibe - PSB do Amapá, que foi amplamente aprovado pelo Congresso Nacional) declara o ambientalista Chico Mendes como Patrono do Meio Ambiente Brasileiro. Uma justa homenagem em memória do líder seringueiro e ecologista que neste dia 22-12-2013 completa 25 anos do seu assassinato!
        Que Jesus Cristo ilumine todo o povo do Brasil para que realmente preserve e proteja o meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações! Viva Chico Mendes! Viva o Patrono do Meio Ambiente Brasileiro! Viva a Pátria Brasileira!
  
Castanhal, Pará, 22 de Dezembro de 2013.

Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
- Especialista em Educação diplomado pela UFPA - Escritor.
Suplente de Vereador - Partido Verde.
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com
E-mail: ebcferraz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário