domingo, 22 de dezembro de 2013

UM DOS ÚLTIMOS ESCRITOS DE CHICO MENDES POUCO TEMPO ANTES DE SER ASSASSINADO NO DIA 22 DE DEZEMBRO DE 1988.

        “O Partido Verde (PV) é hoje uma força alternativa que se soma ao lado de outros grupos comprometidos com uma das causas mais importantes do Brasil que é a luta ecológica.
        O PV preenche um espaço político muito importante que os outros partidos de forma irresponsável não souberam aproveitar
        O PV cresce assustadoramente em cima deste espaço. Agora ele precisa saber conviver com esse crescimento, de modo que num futuro próximo ele não corra o risco de se deixar infiltrar-se e dominar-se por correntes ideológicas que nada tem a ver com nossos objetivos pretendidos.
        Estabelecer o poder das bases e lutar por uma sociedade fraterna deve ser o objetivo do PV. Fora disso será um partido tradicional igualmente a outros.

Chico Mendes – Acre”

========================================================
        Eu consegui a cópia deste escrito em uma das várias vezes que estive em Xapuri, Estado do Acre, em 1991. Em Junho de 1992, a convite do meu saudoso tio Padre Antônio Melo Costa (Padre Melo), eu me mudei da cidade de Itapetinga, Estado da Bahia (presidi o Diretório Municipal do Partido Verde de 1990 até 1992) e passei a residir em Castanhal, Estado do Pará. Depois publiquei a cópia deste escrito na cidade de Castanhal, Pará, em 30 de Janeiro de 1993, no Capítulo XII – Anexos: Documentos de n° 1 ao nº 68, da Monografia de minha autoria “MEMORIAL: É PRECISO SER PARA VENCER”, no trabalho final apresentado para obtenção dos créditos da disciplina Pressupostos Filosóficos da Prática Educacional, do Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior - Universidade Federal do Pará (UFPA). Nesta disciplina obtive o Conceito Excelente. E ao término de todas as sete disciplinas do Curso obtive o Conceito Global Excelente.
        Portanto, antes de ser assassinado em 22 de Dezembro de 1988 Chico Mendes já estava filiado ao Partido Verde (PV).
        A Lei nº 12.892 de 12-12-2013 (resultante do PL – 3341/2012 de autoria da Deputada Federal Janete Capiberibe - PSB do Amapá, que foi amplamente aprovado pelo Congresso Nacional) declara o ambientalista Chico Mendes como Patrono do Meio Ambiente Brasileiro. Uma justa homenagem em memória do líder seringueiro e ecologista que neste dia 22-12-2013 completa 25 anos do seu assassinato!

Castanhal, Pará, 22 de Dezembro de 2013.

Professor Eugenio Bartolomeu Costa Ferraz
- Especialista em Educação diplomado pela UFPA - Escritor.
Suplente de Vereador - Partido Verde.
Blog: http://defesadavidahumana.blogspot.com
E-mail: ebcferraz@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário