quarta-feira, 3 de julho de 2013

ANALISANDO A CRISE BRASILEIRA ATUAL

        O que eu estou vendo e percebendo a nível nacional é que vários partidos (principalmente os da base do governo federal), alguns líderes, sindicatos e entidades que estavam inicialmente dizendo que as reivindicações eram manipulações da direita, querendo repetir 1964, agora já estão se infiltrando no movimento e se apresentando como operários das primeiras horas do expediente! Puro oportunismo!
        A crise existe e pode ser explicada através da Matemática que aprendemos no antigo 1º Grau: por exemplo, se tem uma mesa que pesa cem quilos e somente duas pessoas vão carregá-la, o resultado é que cada um  estará levantando cinquenta quilos! Mas se aumentarmos o número de operários para cinco, então cada um carregará vinte quilos! Pois bem, desde o início do primeiro governo do ex-Presidente Lula (2003) que os aumentos salariais dos privilegiados (Deputados Federais, Senadores, Presidente da República, STF etc., e nos estados e municípios os primeiros escalões dos gestores) acompanham mais ou menos o mesmo aumento, todos os anos, e vem subindo em média mais de cinquenta por cento. Enquanto isso os salários do povão (salário mínimo) não passa de 9%, no máximo. Este processo já tem dez anos, ou seja, oito anos do ex-Presidente Lula e dois anos da Presidenta Dilma. Resultado: concentração de renda para uma elite privilegiada e diferença geométrica galopante afastando o menor salário (mínimo) em relação aos maiores! Este modelo de política fere frontalmente o artigo 5º da Carta da República – 1988, porque nela garante que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...”.
        No citado exemplo da mesa, ou seja, tem mais peso para os dois operários carregarem, porque os outros três além de não ajudar ainda sentaram em cima da própria mesa! Por isso a maioria da população está sentido o peso da inflação e dos impostos diretos e indiretos! Para este caso só vejo uma solução sincera: os privilegiados, humildemente, aceitarem reduzir um pouco os seus salários em benefício dos irmãos compatriotas que estão ganhando pouquíssimo em termos reais! É a hora de ver quem realmente é brasileiro e irmão do próximo! Fora disso é demagogia e enganação! Porque se derem algum pequeno aumento para os menores sem diminuir dos maiores gerará mais inflação e não resolve. De tanto o povo “apertar o cinto” a fivela já quebrou.  Este quadro está no Brasil inteiro! Além desse grande problema tem outros! É isso mesmo, pois sou brasileiro e devo opinar e participar, democraticamente, do que me omitir. O Brasil é a Pátria de todos nós!
        Que nosso bondoso Deus ajude e ilumine todos os habitantes deste País rico e maravilhoso, mas onde poucos querem sozinhos usufruir de quase todos os seus recursos financeiros existentes! O momento é de exercício prático da verdadeira solidariedade humana e cristã!

Castanhal, Pará, 02 de Julho de 2013.



Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA  -  Escritor
Suplente de Vereador - Partido Verde (PV)

E-mail: ebcferraz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário