quarta-feira, 3 de julho de 2013

FHC VANDALIZOU A VALE DO RIO DOCE PATRIMÔNIO DO BRASIL

        Hoje, 02 de Julho de 2013 é Dia da Independência do Estado da Bahia, pois se comemora 190 anos desta data histórica, quando enfim a Bahia ficou livre do domínio do Império Português, em 02 de Julho de 1823. Também, hoje, fazem dois anos do falecimento (2011) do saudoso Dr. Itamar Augusto Cautiero Franco, cuja Certidão de Nascimento é de Salvador, Bahia, embora tenha sido criado no Estado de Minas Gerais. Dentre vários cargos eletivos e políticos ele foi Presidente da República do Brasil (1992-1994), e Governador de Minas Gerais  (1999-2002). Quando, em 1997, o Presidente Fernando Henrique Cardoso "vendeu", ou melhor dizendo, entregou praticamente de graça a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) aos estrangeiros, Itamar Franco era Embaixador do Brasil no exterior e foi um dos poucos políticos brasileiros importantes, naquela época, que reagiu veementemente contra essa desnacionalização de uma das maiores empresas do mundo na área da mineração e que nunca deu prejuízo! Do ponto de vista histórico a Companhia Vale do Rio Doce é mais importante do que a Petrobrás, porque ela foi criada em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, pelo então Presidente Getúlio Vargas, inicialmente para explorar minério de ferro em Minas Gerais e exportar através do Porto de Tubarão, no Estado do Espírito Santo, a fim de ajudar os aliados no esforço de guerra contra os países do eixo (Alemanha, Itália e Japão). Após o fim da guerra, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) passou a fornecer minérios para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. Ela cresceu tanto que passou a explorar vários tipos de minérios e rapidamente se expandiu, além de Minas Gerais, principalmente pelos Estados do Espírito Santo, Bahia, Maranhão e Pará. Por isso ela teve um papel importante, também, para ajudar a nação quando a Petrobrás surgiu, em 03 de Outubro de 1953, sendo Presidente da República Getúlio Vargas.
        Em minha opinião essa entrega da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), em 1997, feita pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, aos estrangeiros, foi o pior crime contra o patrimônio público brasileiro em sua História recente! Éramos donos e passamos a ser empregados. Antes tínhamos os lucros e os impostos, mas depois ficamos somente com os impostos porque os lucros passaram a ser enviados para o exterior! Por isso é que em 2002, nós, 54 milhões de eleitores brasileiros votamos em Lula para Presidente da República, porque uma das principais promessas dele era retomar esse patrimônio que foi tirado de forma criminosa do Brasil. Porém o então Presidente Lula e o seu Partido dos Trabalhadores (PT), ao assumir o Governo em 2003, traíram o povo, e não cumpriram essa e outras promessas. No segundo semestre de 2006, o Presidente Lula se apresentou novamente ao povo como candidato a reeleição e dizendo que o primeiro mandato tinha sido para "arrumar a casa", mas que no segundo mandato a coisa iria acontecer. Foi reeleito com grande votação, ou seja, nós brasileiros demos a ele mais um voto de confiança! Novamente essa promessa foi empurrada pra debaixo do tapete! Nada aconteceu! O que se viu nos dois mandatos do Presidente Lula foi um relacionamento de paz e amor com o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso. Quando, em 2010, o Presidente Lula apresentou a sua então candidata Dilma Roussef para Presidenta da República eu não votei mais, porque vi a enganação! Porém ela foi eleita e a falta de coerência vem acontecendo em vários setores do atual Governo da Presidenta Dilma e seu PT. Acredito que o somatório de várias incompetências é que desembocaram na atual crise política e econômica. O povo está cansado de ser enganado! Parte dessa responsabilidade, também, é do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), que não exerceu corretamente o seu papel fiscalizador e de dar um bom exemplo. Quando um Presidente não presta o Congresso Nacional tem o Poder Constitucional de botá-lo pra fora do governo. E o Poder Judiciário como um dos Três Poderes da República, igualmente tem a sua parcela de responsabilidade nisso tudo.
        Enfim, só Deus vai nos tirar desse terrível atoleiro e o governo tem que ser humilde e reconhecer que fracassou, principalmente por causa de seus interesses materialistas e descompromissos com as reais necessidades do povo brasileiro! Que Jesus Cristo Senhor do Bonfim e Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil) iluminem o melhor caminho a ser seguido para a solução sincera dessa grave crise que se abateu sobre a nossa tão querida Pátria Brasileira!

Castanhal, Pará, 02 de Julho de 2013.



Professor EUGENIO BARTOLOMEU COSTA FERRAZ
Especialista em Educação diplomado pela UFPA  -  Escritor
Suplente de Vereador - Partido Verde (PV)

E-mail: ebcferraz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário